quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

SÃO JERÔNIMO - AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE TRANSPORTE POR BALSA ENTRE SÃO JERÔNIMO E TRIUNFO, DIA 3 DE JANEIRO, ÀS 19H

A prestação dos serviços de transporte de passageiros e cargas entre os municípios de São Jerônimo e Triunfo é o tema de audiência pública no dia 3 de janeiro de 2018, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de São Jerônimo.

A comunidade dos dois municípios, autoridades, empresários e lideranças comunitárias estão sendo chamadas para esta reunião de trabalho a fim de refletir sobre este tema e produzir encaminhamentos objetivos que contribuam para a aceleração e a realização de um processo licitatório que garanta um serviço digno, com qualidade, preço justo, controle social e voltado ao interesse público.

As manifestações relacionadas à baixa qualidade na prestação dos serviços de transporte de passageiros e cargas, oriundas destas comunidades, motivaram os mandatos do deputado estadual Zé Nunes (PT) e do vereador Filipe Pico (PT), atual presidente da Câmara Municipal de São Jerônimo, a realizar reuniões de trabalho na Metroplan, Agergs, Celic, no intuito de debater e encontrar caminhos e soluções para esta problemática.

A audiência pública é uma realização conjunta dos dois mandatos, que têm atuado em relação a todos os temas que dizem respeito ao desenvolvimento econômico e social deste município.

A travessia Triunfo – São Jerônimo, no rio Jacuí, de aproximadamente 1 km, é realizada por balsa e utilizada por milhares de moradores que dependem do percurso para se deslocar até a Região Metropolitana. Ela dura cerca de 15 minutos, mas a comunidade reclama da espera pelas barcas que, em horários de pico, pode chegar a duas horas.  O problema atinge a população há mais de 50 anos. A alternativa para os moradores é utilizar a BR-386 ou a BR-290, mas o tempo de percurso, neste caso, é duplicado.

Duas balsas percorrem o trecho a cada meia hora. O valor da passagem para carros de passeio e para caminhões é definido pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e realizado por empresa concessionária.

O Ministério Público ajuizou ação civil pública em 2010 contra a Superintendência de Portos e Hidrovias a partir de inquérito oriundo da Promotoria de Triunfo que aponta irregularidades nos serviços prestados, como ausência de licitação, presença de uma única balsa para executar a travessia, além do registro de excesso de peso, chegando ao extremo de a água ultrapassar o piso da balsa.

Uma ponte na RSC-470, que liga São Jerônimo a Triunfo, é apontada como alternativa para facilitar o deslocamento de moradores e impulsionar a economia da região. Desde 2014, existe um projeto de transporte hidroviário de passageiros entre Porto Alegre, Triunfo e São Jerônimo, Charqueadas e Eldorado do Sul, pelo Rio Jacuí, desenvolvido pela Metroplan. (Ascom Dep. Zé Nunes


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.