quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

SANTA CRUZ DO SUL - INAUGURAÇÃO DE CENTRAL DE VIDEOMONITORAMENTO MARCA ADESÃO DO MUNICÍPIO AO SIM

Santa Cruz do Sul é a 88ª cidade gaúcha a aderir ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). O ato que oficializou a parceria ocorreu na segunda-feira, dia 18 de dezembro de 2017, durante a inauguração do Centro Integrado de Videomonitoramento, Comando e Controle, localizado na sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo.

O videomonitoramento integrado já era executado em Santa Cruz do Sul, no entanto, em estruturas distintas da Brigada Militar (BM) e da Guarda Municipal. Agora está concentrado em um único local, onde policiais militares, guardas municipais e fiscais de trânsito atuam em conjunto, no mesmo ambiente.

“Esse é o símbolo máximo do que representa o SIM. Em tempo real, 24 horas por dia, Estado e município trabalham lado a lado para garantir a segurança da comunidade. Tenho convicção de que esta ação é o embrião de um centro de comando e controle em nível regional”, destacou o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

Ao todo, 174 municípios estão aptos a aderir ao SIM, bastando apenas a assinatura do termo de cooperação. “Temos duas metas: fazer com que o SIM abranja metade do Rio Grande do Sul até o final de 2018 e estruturar o cercamento eletrônico em todo o estado ainda nesta gestão. Sabemos das dificuldades, mas temos que ser ambiciosos se pretendemos mudar a realidade da Segurança Pública”, completou Schirmer.

Nova regional do IGP

O estudo de viabilidade técnica e o projeto arquitetônico para a instalação do posto avançado do Departamento de Criminalística do Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi entregue ao prefeito Telmo Kirst pelo diretor-geral do órgão, Eduardo Lima Silva. 

Com a criação do posto, que funcionará junto ao Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania, Santa Cruz do Sul passará a ser a sede da nona coordenadoria regional do IGP.

Em princípio, quatro peritos serão destacados para o município. Eles receberão apoio da prefeitura na área administrativa. Lima Silva salientou os benefícios da nova estrutura 

“Teremos maior agilidade no atendimento em locais de crimes e acidentes de trânsito. Santa Cruz será referência regional no atendimento dos serviços do Departamento Médico-Legal e do Departamento de Identificação. Somente as perícias que não necessitam trabalhos presenciais, como área de balística, serão feitas em Porto Alegre”, assegurou.

Doação de coletes balísticos

A Brigada Militar recebeu, como contrapartida pelos serviços prestados na 33ª Oktoberfest pelo 23º BPM, 70 coletes balísticos de Nível III-A, que têm capacidade para suportar disparos de calibre .380, .40 e 9 milímetros. 

O convênio firmado com a SSP representa um investimento de R$ 90,3 mil, oriundo de recursos captados pela Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp).

Para o comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, a comunidade de Santa Cruz do Sul age dentro de uma filosofia alinhada com a união de esforços proposta pelo governo. 

“O somatório das diversas esferas da sociedade multiplica os resultados em prol das comunidades. Os coletes chegam em um momento em que nos mobilizamos para repor os equipamentos de proteção, que têm prazo de validade e são essenciais para a segurança dos nossos servidores”, frisou. (Texto: Claiton Silva/Ascom SSP, Edição: Sílvia Lago/Secom -  Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que você o investimento cabe direitinho no seu bolso.

Ligue agora mesmo para o fone (51) 9.9655.0036 - whats (51) 9.8112.1310 ou envie um e-mail para camaquaonline@gmail.com.