domingo, 19 de novembro de 2017

RIO GRANDE - ACORDO PREVÊ CONSTRUÇÃO DE CICLOFAIXA E POLÍTICA DE ELIMINAÇÃO DE CARROÇAS

Até o dia 31 de agosto de 2018, a Prefeitura de Rio Grande deverá entregar para a população uma ciclofaixa. A obra será fruto de um acordo, firmado pelo Município perante o Ministério Público.

A ciclofaixa deverá ser construída, dentro das normas técnicas, sobre a rua Vice Almirante Abreu, a Avenida Senador Salgado Filho e a Rua Barroso, desde a avenida Major Carlos Pinto até a avenida Dom Pedro II.

A ciclofaixa é feita apenas com uma faixa pintada no chão, com “olhos de gato” ou “tartarugas” e é indicada para locais onde o trânsito é mais calmo.

A obra é uma obrigação que a municipalidade se compromete a fazer por ter descumprido uma obrigação imposta em um processo judicial que envolvia emissões de poluentes pelos veículos movidos a diesel.

A ideia do promotor de Justiça José Alexandre Zachia Alan, que atua na 1ª Promotoria de Justiça Especializada do Rio Grande, é contribuir com o meio ambiente. “Tal iniciativa serve a viabilizar o melhor uso de veículos que não se valem de combustíveis fósseis, medida destinada a contribuir para a higidez do ambiente”, destaca ele.

Em um segundo momento, a Prefeitura deverá fomentar o desenvolvimento de política pública destinada a banir o uso de veículos de tração animal em Rio Grande. “Tal providência, para além de ofertar melhor segurança viária, destina-se a alvejar o sofrimento animal e a garantir melhores cuidados aos sensientes”, acrescenta José Alexandre Zachia Alan. A Prefeitura deverá enviar à Câmara Municipal um projeto de lei nesse sentido, no prazo de seis meses a contar da homologação do acordo.

Além do promotor, assinaram o acordo o secretário municipal da Mobilidade Urbana e Acessibilidade, Julio Cezar Jorge Martins, e a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Maria Cristina Carvalho Juliano. (Ascom Ministério Público)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: