INFORMATIVO - GOVERNO DEVE REVER IMPORTAÇÕES OU ASSUMIR FALÊNCIA DO SETOR DO LEITE, AFIRMA ZÉ NUNES

“É urgente e necessário que o governo federal revise a questão do leite nos acordos do Mercosul ou que assuma a responsabilidade pela fragilização e possível liquidação da atividade leiteira no país, especialmente nos estados da região sul”, adverte o deputado estadual Zé Nunes (PT), referindo-se ao desbloqueio da importação de produtos lácteos do Uruguai anunciado na última segunda-feira (06) pelo Ministério da Agricultura.

A suspensão vigorava desde o dia 10 de outubro de 2017, quando o MAPA comprometeu-se a investigar suspeitas de triangulação na importação. A interrupção das compras do Uruguai atendeu demanda do setor, defendida junto ao governo federal pelo deputado Zé Nunes e por representantes da cadeia leiteira do RS, que realizaram um périplo por ministérios de Brasília no início do outubro.

Zé Nunes afirma que a cadeia leiteira do RS enfrenta a maior crise das últimas décadas, com queda de preços e abandono da atividade por mais de 25 mil famílias. A falência do setor e a dependência das importações para o consumo interno seria, na opinião do parlamentar, um contrassenso e um risco, já que o preço do leite importado, hoje inferior ao nacional, sofrerá reajustes em todo o país quando a concorrência local for eliminada.

O deputado enfatiza, ainda, que o governo estadual deve suspender em definitivo o decreto que concede incentivos à importação do Uruguai e cuja vigência está suspensa até o final deste mês. “Não faz sentido um estado produtor, que tem a segunda maior bacia leiteira do país, com um grande número de municípios dependente desta atividade, incentivar a importação”, avalia. (Ascom Zé Nunes)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: