INFORMATIVO - CORPO DE BOMBEIROS ADEQUA NOMENCLATURA SALVA-VIDAS PARA GUARDA-VIDAS

Para atender à orientação da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) adequou para 'guarda-vidas' a nomenclatura técnica dos militares e dos civis temporários que atuam no serviço de salvamento aquático, substituindo o termo 'salva-vidas'.

A alteração acompanha o padrão internacional definido pela International Lifesaving Federation (ILS), harmonizando a denominação dos militares e dos civis temporários que prestam serviço no Rio Grande do Sul aos serviços dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

A Sobrasa estabelece que o emprego do termo 'guarda-vidas' é amplo, pois a atividade de guardar pressupõe cuidados preventivos e de reposta relacionados às pessoas e ao próprio ambiente, sendo, portanto, mais adequado ao serviço de segurança aquática prestado pelo CBMRS. Já o termo 'salva-vidas' está tecnicamente associado aos equipamentos que, efetivamente, salvam vidas, tais como os flutuadores e boias.

Em virtude de ser um período de transição e de haver processos licitatórios em andamento, os uniformes utilizados na temporada 2017/2018 ainda trarão a inscrição 'salva-vidas'. No entanto, a documentação operacional e as referências ao serviço serão feitas empregando o termo 'guarda-vidas'. (Texto: Ascom CBMRS - Edição: Sílvia Lago/Secom)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: