sexta-feira, 24 de novembro de 2017

ARAMBARÉ - NOVO POÇO GARANTE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO

Arambaré costuma ter problemas com o abastecimento de água durante o verão, mas deve viver uma realidade diferente na temporada que se aproxima. É que a Corsan perfurou um novo poço na cidade com grande capacidade de fornecimento de água.

“Um poço artesiano de grande proporção, que conseguiu a marca de 25 litros por segundo, o que em média pode acabar gerando 90 mil litros hora. É um poço de grande potencial para abastecimento, uma fonte de água que promete fornecer esse mineral essencial à vida para a comunidade, justamente no momento que mais precisa, especialmente neste período de verão”, comemorou o diretor Administrativo da Corsan, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, ao dar a notícia no programa Controle Geral, da Rádio Camaquense.

Na avaliação dele, é natural que uma cidade pequena e que tem uma explosão de visitantes, acabe tendo dificuldade em alguns serviços nestes momentos de grande movimentação turística.

“O abastecimento de água, historicamente, às vezes não suporta a necessidade de consumo. Neste sentido, para dar mais conforto buscamos fazer este investimento”, justificou. Agora estão sendo feita análises bioquímicas da água deste poço. “Ao que tudo indica é que a qualidade da água seja exatamente a que se quer e a expectativa é de que esta fonte abasteça já a partir do Natal”, prevê ele.

Na avaliação do diretor, este poço é uma virada de jogo em Arambaré, um remédio para se aplicar no momento de alto consumo. Mas está também em fase avançada um projeto para construção de uma adutora de água tratada para Arambaré. Ela levaria água da barragem do Arroio Duro em Camaquã para a cidade vizinha.

“O objetivo da adutora de quase 40km é levar água tratada passando pelas áreas de canais já desapropriadas, o que torna a obra mais barata e eficiente”, explicou. Segundo ele, isso passa pelo Plano de Saneamento da cidade, que já está sendo trabalhado pela Prefeitura e também por licenciamentos ambientais.

Investimentos em Camaquã

Ao falar sobre os problemas enfrentados em Camaquã e também dos investimentos, Marcus Vinícius Vieira de Almeida comentou que a cidade é uma das mais antigas da zona Sul, com boa parte da rede até anterior a fundação da Corsan, algumas das principais, com mais de 50, 70 anos, por isso, há tantos problemas no abastecimento.

“O que acontece em Camaquã é um pesado processo de renovação do sistema de abastecimento. Neste governo, foram investidos R$ 6 milhões em recursos para o saneamento em Camaquã, parte na gestão compartilhada e parte em repasse direto”, disse ele, ao começar a enumerar obras.

A previsão é de inauguração até o fim do ano o reservatório do Loteamento das Flores, com capacidade de abastecimento de boa parte da área norte e do Centro de Camaquã, o que segundo ele vai melhorar muito o abastecimento.

Na Vila São Carlos havia um problema crônico, com uma tubulação pequena para o consumo. “Estamos fazendo uma grande obra em parceria com a Prefeitura para substituir toda a rede de cerca de 4km. É um investimento bastante expressivo”, citou.

Outro trabalho que está sendo feito em Camaquã é a instalação de registros em vários pontos, para setorização das redes. Quando se precisa fazer um conserto, fecha-se o registro e isso impede que grandes áreas fiquem sem abastecimento.

Para o verão está programada a obra de substituição da rede na Bento Gonçalves. “É uma obra pesada, quase 2km de substituição de redes, tem que abrir a rua, escavar, impedir a circulação, então deve ser feito no verão quando o fluxo comercial é menor”, projetou. (Gazeta - Foto: Divulgação)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: