CHUÍ, RIO GRANDE, SÃO JOSÉ DO NORTE E SANTA VITÓRIA DO PALMAR - MANUTENÇÃO NAS REDES DE ENERGIA BENEFICIA 100 MIL CLIENTES NO LITORAL SUL

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) investiu R$ 1,3 milhão em obras de manutenção preventiva nas redes de energia do Chuí, Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar até o terceiro trimestre deste ano. A qualificação nas redes de média e baixa tensão, executada pela Gerência Regional Litoral Sul, beneficiou pelo menos 102,7 mil clientes. 

O gerente Regional, Júlio César Rosca, destaca que nesse valor está incluída a instalação de 483 postes, colocação de 20 transformadores e serviços de podas para desobstrução de galhos de árvores. 

"Em manutenção preventiva investimos R$ 850 mil e, em podas, R$ 343,2 mil", informa. A empresa tem priorizado os trabalhos com equipes de linha viva, sem necessidade de interrupção do fornecimento.

Mais tecnologia

Roca também cita importantes investimentos em religadores e chaves telecomandadas, equipamentos que automatizam o sistema e consequentemente trazem mais eficiência operacional. 

Os municípios do Litoral Sul ganharam 58 religadores nas redes para melhorar os serviços oferecidos ao mercado, com redução nas interrupções, especialmente em situações de contigência. 

No Litoral Sul, a empresa atua em outros projetos de modernização tecnológica e de automação das subestações, como na Rio Grande 1, projeto que é desenvolvido também na Subestação Pelotas 2.

Conforme os resultados consolidados de agosto, houve melhoria dos indicadores técnicos de continuidade do fornecimento em comparação a setembro de 2016, com benefícios diretos ao atendimento dos clientes. 

Os dados que avaliam e comparam o desempenho dos indicadores dos últimos quatro anos em toda área de concessão apontam uma redução de duração e frequência das interrupções na comparação de 2014 com 2017.

No recorte com as informações da Gerência Regional Litoral Sul, os dados apontam, nesse mesmo período, uma redução de 67% na duração das interrupções (DEC) e 65% na frequência (FEC). 

Segundo Rosca, "o item que mede a duração das interrupções por unidade consumidora baixou na região de Rio Grande de 34,37 horas em 2014 para 11,39 horas em 2017, e a frequência dessas interrupções diminuiu nesse mesmo período de 19,31 vezes para 6,88 vezes". Em 2016, a regional o troféu de primeiro lugar no Indicadores Técnico e essa evolução, neste ano, se mantém.

Atendimento aos clientes

No Litoral Sul, além de agências comerciais, postos de atendimento e bases técnicas, o cliente da CEEE tem disponível a Central de Teleatendimento 0800.721.2333, que funciona gratuitamente 24 horas. 

Em caso de falta de luz, está disponível o serviço de torpedo via SMS, onde é possível enviar uma mensagem para o número 27307, acrescentando no texto a palavra LUZ e o número da unidade consumidora (informação que consta no box amarelo da conta de energia). Outra opção é a Agência Virtual. (Texto: Mara Medeiros/CEEE, Edição: Gonçalo Valduga/Secom -  Foto: Divulgação/CEEE)


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