SÃO LOURENÇO DO SUL - PIM QUILOMBOLA SERÁ TEMA DE REPORTAGEM NO CANAL GLOBO NEWS

A equipe do canal Globo News, liderada pela Miriam Leitão, a jornalista mais premiada do Brasil, estiveram na última quarta-feira, dia 30 de agosto de 2017, no Quilombo Rincão das Almas, em São Lourenço do Sul, realizando uma matéria sobre o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), desenvolvido nas comunidades tradicionais, onde os cinco quilombos do município são atendidos.

No Quilombo Rincão das Almas, a jornalista conversou com a senhora Eva Maria Mourão, líder quilombola, onde contou histórias e curiosidades da formação do grupo e dos ancestrais.

Após, foi a vez da visitadora Franciane Mourão mostrar como são realizados os acompanhamentos com as famílias, onde a equipe do canal carioca pode observar o trabalho desenvolvido junto a casa de Eliara Furtado e César Rodrigues, pais de três filhas.

A secretária de saúde AritaBergmann e da técnica estadual do PIM Letícia Boeira, poderam contar mais detalhes de como funciona o programa e como ele se consolidou como política pública de estado a mais de 10 anos de atuação.

A matéria será veiculada em breve no canal, durante a série “Histórias do Futuro”, que será apresentada pela própria jornalista, inspirada no livro de mesmo nome, de autoria de Miriam Leitão, lançado em 2015, onde a profissional depois de quatro anos de pesquisas, viagens e entrevistas, indica tendências que não podem ser ignoradas em áreas como meio ambiente, demografia, educação, economia, política, saúde, energia, agricultura e tecnologia, deixando claro que o Brasil dispõe dos recursos necessários para garantir as futuras gerações um país bem melhor. E este futuro começa com decisões tomadas hoje.

PIM Quilombola

O Primeira Infância Melhor (PIM) nas Comunidades Tradicionais, objetiva potencializar a cultura e as experiências familiares, promovendo ações que buscam o desenvolvimento integral de suas crianças, adequando ações metodológicas, conteúdos e atividades desta Política à realidade cultural local, através das modalidades de Atenção dirigidas a esses grupos.

O Quilombo Rincão das Almas possui uma visitadora à qual atende 13 famílias, onde possuem 15 crianças da faixa etária do PIM, onde a garantia da equidade da atenção e o acesso ao PIM são dos maiores ganhos para as crianças e as famílias atendidas nas comunidades quilombolas.

Atualmente o PIM de São Lourenço do Sul atende 249 crianças na faixa etária do PIM e 32 gestantes em 261 famílias. A gestão “Desenvolvimento com Transparência” tem como prioridade o cuidado com as futuras gerações, onde implantou o programa Criança Feliz e aumentou o número de visitadores do PIM de 15 para 18 profissionais. (Ascom Prefeitura)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: