RS - ADESÃO À GREVE DOS CORREIOS CHEGA A 70% NO ESTADO, GARANTE FEDERAÇÃO

No primeiro dia de greve dos trabalhadores dos Correios no Rio Grande do Sul, o percentual de adesão chega a 70% nas unidades da estatal, segundo dados repassados pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).

A entidade estima que a paralisação tenha atingido até 90% das agências no interior gaúcho. A Fentect, que engloba 31 sindicatos no Brasil, reitera que a greve atinge 20 estados e o Distrito Federal.

Em contrapartida, levantamento parcial realizado pelos Correios mostra que 91,65% do efetivo total dos no Brasil está presente e trabalhando. No RS, o índice é de 87,6%. Nas localidades onde há paralisação, a empresa já colocou em prática o Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população.

Até o momento, as agências do Rio Grande do Sul estão abertas e todos os serviços disponíveis, garante a empresa. O Estado soma 524 agências próprias (de um total de 6,5 mil, em todo o País) e cerca de 84 centros de distribuição.

Os trabalhadores pedem 8% de reajuste. Segundo a Fentect, após mais de 40 dias desde a apresentação da proposta, a empresa apenas tentou excluir cláusulas para o acordo coletivo de trabalho.

Os funcionários também dizem que o fechamento de agências dificulta os serviços postais e bancários, além de citar ameaças de demissão, corte em investimentos e suspensão de férias, entre outras questões.

A entidade também demanda novos concursos para a reposição de funcionários que se aposentaram. A última seleção para empresa ocorreu em 2011. As cerca de mil agências franqueadas não aderiram à greve. (Lucas Rivas/Rádio Guaíba)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: