segunda-feira, 18 de setembro de 2017

RIO GRANDE - MINI ZOOLÓGICO É DESATIVADO POR DESCUMPRIMENTO DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Um mini zoológico que funciona em uma praça da cidade de Rio Grande, no Sul do estado, tem gerado polêmica em função de seu fechamento. O principal motivo é o descumprimento de legislação ambiental.

O local, que funciona na Praça Tamandaré, foi construído há cerca de 40 anos. No entanto, nunca teve licenciamento ambiental. Com a autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os animais serão retirados. Entre eles estão três macacos prego.

"É um passivo ambiental que nós estamos corrigindo, iniciando a correção, até porque estamos deseducando a população, porque ter animal silvestre no meio urbano sem as condições adequadas para essas espécies, a gente passa para a população o sentimento de que é correto", afirma a Coordenadora municipal de Defesa dos Direitos dos Animais, Maria de Fátima Melo.

A falta de informação sobre os animais interferia na rotina dos bichos, com a população dando alimentos como doces para eles. "Davam balas, pirulitos para os animais, que tem doenças semelhantes às nossas como diabetes, inclusive", completa Fátima.

O primeiro passo para a retirada foi o controle de natalidade, com a separação de machos e fêmeas, e retirada de ovos das jaulas.

Dois macacos de aproximadamente 30 anos de idade foram enviados de Rio Grande para o Núcleo de Reabilitação de Fauna Silvestre de Pelotas, onde estão sendo avaliados.

O terceiro macaco, mais jovem, será levado nesta sextya-feira (15) para o mesmo local.

Nos próximos dias os três devem seguir viagem para a casa nova, o Zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Outros animais como cágados, tartarugas e coelhos também devem ser levados para um local mais adequado. (G1 - Foto: Reprodução/RBS TV)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que você o investimento cabe direitinho no seu bolso.

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.