GUAÍBA - MAIS DE 25 SURDOS ASSISTEM AO ESPETÁCULO ‘DO CIPRESTE AO PIRATINI’

O espetáculo ‘Do Cipreste ao Piratini’ contou com uma plateia que chegou animada e esbanjou simpatia. Um grupo composto por mais de 25 surdos pôde conferir a apresentação com a presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais em ambos os dias.

A secretária de Turismo, Desporto e Cultura, Cláudia Mara, observou que os surdos não estavam sozinhos:

“Ficamos muito felizes, porque, além de contarmos com a presença da comunidade surda, notamos também a satisfação dos familiares, que estavam junto com eles. Em todos os eventos que produzimos, pensamos em atrativos em que as famílias possam se reunir e curtir. Queremos vê-los cada vez mais presentes e incluídos”, comentou.

A intérprete Cláudia Martins, que revezou na função ao lado do também intérprete Daniel Berbigier, entende como mais uma conquista da comunidade surda:

“Após traduzir por 15 anos em vários estados do Brasil, ver pela primeira vez a comunidade surda de Guaíba inserida em um evento cultural como esse é muito gratificante. Saber que as pessoas passaram a compreender o papel e a importância do intérprete devidamente habilitados também é uma vitória e um reconhecimento profissional”, destacou.

A Lei Federal 10.432/02 reconhece a Língua Brasileira de Sinais em todo o território nacional como meio legal de comunicação, enquanto que a número 12.319/10 regulamenta a profissão de intérprete de Libras. Desde junho deste ano, a Prefeitura mantém curso para duas turmas de professores e servidores, visando aperfeiçoar o serviço público. (Ascom Prefeitura - Fotos: Gustavo Gossen)



 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: