SANTA VITÓRIA DO PALMAR - CAMINHO DOS FARÓIS PROMOVE AÇÃO ECOLÓGICA E PROJETO EDUCATIVO

As próximas atividades do Caminho dos Faróis de 2017 já estão agendadas para os meses de setembro e outubro. Desta vez, com o lançamento do projeto educativo, que oportunizará aos participantes da caminhada o compartilhamento da experiência com a comunidade local.

No dia 16 de setembro, no Dia Mundial de Limpeza de Praias, o grupo chegará no balneário do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar, especificamente na EMEF  Cel. Augusto Álvaro de Carvalho.

No pátio da escola, a tenda grande que dá apoio ao grupo durante a caminhada estará montada e servirá como local de exposição de fotografias, materiais coletados durante o t rajeto e outras ações de conscientização da relação do homem com a natureza.

A caminhada de 190 km percorridos em oito dias com aproximadamente 25 km por dia em praias desertas, inicia na localidade da Capilha, Rio Grande (RS), cruza a exuberante Estação Ecológica do Taim até o litoral, segue pela orla marítima até o balneário da Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar (RS).

A limpeza das praias ocorre, de forma voluntária, com a coleta de resíduos no entorno de cada acampamento. O lixo coletado será pesado, catalogado e os dados serão enviados para o Ocean Conservancy, da International Coastal Cleanup - entidade não-governamental, sediada em Washington DC (EUA). Essa entidade  realiza desde 1984, no terceiro sábado do mês de setembro, em todos os mares do planeta o CLEANDAY, o Dia Mundial de Limpeza de P raias.

A dinâmica do Dia Mundial de Limpeza de Praias

Mesmo antes do dia, a comunidade local estará sendo convidada através de diferentes meios de comunicação a participar, tanto da ação ecológica  de limpar a praia quanto do projeto educativo que se dará na EMEF Cel. Augusto Álvaro de Carvalho.

A escola de maneira entusiasmada abraçou o projeto educativo, desenvolvido pelo Caminho dos Faróis, e disponibilizou o pátio para que a equipe da caminhada monte sua tenda grande, onde estarão expostas fotos capturadas ao longo do caminho, que promovam a reflexão sobre o questão ambiental, bem como exemplos de lixo coletado advindos de todas as partes do planeta.

Estará ali exposto também o relatório que será enviado ao Ocean Conservancy, da International Coast al Cleanup, com a pesagem e catalogação do material coletado durante o caminho.

Outra atividade será o relato dos caminhantes, que contarão um pouco de suas experiências no trajeto e da ação ecológica, realizadas nos 8 dias de acampamentos. Na ocasião, haverá também a presença da Gestora Ambiental e monitora voluntária do ICMBio - Reserva Ecológica do Taim, Bianca Martins, para relatar o que representa a Reserva como patrimônio natural da região. O material educativo será distribuído aos alunos da escola e ao público em geral.

“Esse tipo de atividade possibilita a reflexão que muitas vezes não conseguimos no dia a dia, a importância que a educação ambiental faz na formação de um sujeito/cidadão sustentável. O desafio é promover a mudança de atitudes e a aquisição de valores de sustentabilidade junto aos participantes – alunos e famílias, possibilitando o seu reconhecimento na coautoria da degradação do ambiente e, desta forma, empoderando a todos de suas responsabilidades”, explica Janaina Czolpinski, arte-educadora e artista/fotógrafa, idealizadora do projeto.

Os interessados em participar das edições das caminhadas programadas para 08 de setembro e 13 de outubro, podem realizar inscrições e também buscar mais detalhes do roteiro através do site: http://www.caminhodosfarois.com.br e valores do investimento pelo e-mail: caminhodosfaroisrs@gmail.com.

Projeto Educativo elaborado por JANAINA CZOLPINSKI. Arte-educadora e artista/fotógrafa, com experiência em Arte-educação e oficinas de reciclagem de materiais e sucata, para crianças, no Ciclo de Cinema Infantil da Secretaria da Cultura do RS, na Virada Sustentável/2017, na Casa de Cultura Mário Quintana – CCMQ – Porto Alegre. Experiência em Ação Educativa dentro do Museu de Arte do RGS e Santander Cultural. Elaboração e criação de projetos educativos para exposições da Bienal do Mercosul. (AMORIM COMUNICAÇÃO)


 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: