INFORMATIVO – ENCCEJA - EXAME QUE SUBSTITUI ENEM PARA CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO - ABRE INSCRIÇÕES

As inscrições para a prova que substitui o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter a certificação de conclusão do Ensino Médio foram abertas na segunda-feira, dia 7 de agosto de 2017.

Para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é preciso fazer o cadastro no site do programa até as 23h59 do dia 18 de agosto.

Em janeiro, o Ministério da Educação anunciou mudanças no Enem. A partir deste ano, o exame nacional não terá mais como uma de suas funções a certificação de conclusão do Ensino Médio. Até 2016, candidatos com 18 anos ou mais poderiam usar a nota nas provas para conseguir o certificado.

A justificativa do MEC para retomar o Encceja, que não tinha aplicação de provas desde 2014, é a necessidade de ter um exame específico para a certificação. De acordo com o governo, menos de 10% dos candidatos conseguiram o certificado pelo Enem.

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal. Também é usado para obter a certificação para o Ensino Fundamental. Para isso, é preciso ter pelo menos 15 anos. Para o Ensino Médio, o candidato precisa ter 18 anos completos na data de realização da prova, marcada para 22 de outubro.

Para se inscrever o interessado deve informar o número do CPF, e-mail e celular válidos. A participação é gratuita.

Provas

O exame terá quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. Para obter o certificado o participante deve fazer, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro em cidades de todo o país.

Cidades que terão provas no RS

Alegrete, Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Camaquã, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Carazinho, Caxias do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Dois Irmãos, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Erechim, Esteio, Estrela, Farroupilha, Gramado, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ijuí, Imbé, Itaqui, Jaguarão, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Prata, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osorio, Palmeira das Missões, Panambi, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Portão, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Sant¿Ana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Jeronimo, São José do Norte, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Soledade, Taquara, Torres, Tramandaí, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires, Vera Cruz, Viamão. (Rádio Gaúcha - Foto: Tadeu Vilani /Agencia RBS)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: