CRISTAL - CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL MOVIMENTA O MUNICÍPIO

Aconteceu recentemente a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Cristal. A atividade reuniu dezenas de participantes com a finalidade de oferecer noções básicas sobre a temática da Segurança Alimentar e Nutricional bem como capacitar agentes públicos e lideranças sociais sobre a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). 

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cristal, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Tapes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Ministério de Desenvolvimento Social - MDS, e Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A ação integra o Projeto Formação em Segurança Alimentar e Nutricional no Rio Grande do Sul: Observatório, Vulnerabilidade e SISAN.

Durante a abertura do evento, a Prefeita Fábia Richter informou que o tema da Segurança Alimentar e Nutricional está sempre presente nas pautas do município. Salientou ainda que um dos objetivos da Conferência é dar suporte ao município para implantação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. 

No mesmo ato, a Professora Rafaela Biehl Printes, Coordenadora local do projeto Formação em Segurança Alimentar e Nutricional, ressaltou a importância da parceria entre UERGS e UFRGS, no Território Centro Sul, para contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas. Foi informado também que os Território Rurais, Centro Sul, Litoral, Campos de Cima da Serra e Central, estão apoiando a realização do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional junto aos municípios, colocando a Universidade a disposição durante a execução das ações.

No seu primeiro painel, o evento contou com a participação da Mestranda da UFRGS e assessora do Território Rural Campos de Cima da Serra, Andressa Ramos Teixeira. Esta apresentou o histórico e princípios da Segurança da Alimentar e Nutricional. Andressa também explanou sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e as etapas que o município precisa realizar para aderir. Em outra palestra, o Conselheiro do Consea/RS, Sr. Miguel Montanã, apresentou os conceitos básicos sobre o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional e trouxe informações importantes para a adequada implantação do Conselho Municipal.

Num segundo momento a conferência teve a apresentação de atividades, que estão sendo desenvolvidas pelo município, voltadas a Segurança Alimentar e Nutricional. O Secretário de Planejamento expôs sobre as dificuldades do município, em 2013, para a adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos - PAA. Expôs também sobre a organização dos agricultores para se adequarem ao programa, ressaltando que, desde a adesão ao PAA, o município já implantou 4 agroindústrias.

Ainda foram expostas diversas atividades que estão sendo desenvolvidas com o apoio da nutricionista do município. Entre outras, esta busca desenvolver hábitos de alimentação saudável nos alunos do ensino fundamental, através de hortas comunitárias. O município também tem realizado concurso de melhores receitas da alimentação escolar. 

A atividade é promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, e teve duas receitas classificadas, entre 1284, para a etapa estadual. Outro tema que esteve presente foi a certificação de produtos orgânicos. O Engenheiro Agrônomo da Emater, Antônio Paganeli, apresentou três modelos de certificação de orgânicos utilizados no Brasil e buscou explicar como funciona este processo, dando maior transparência a esta ação.

Dentro das atividades previstas, foram também realizadas discussões em grupos. Os apontamentos levantados irão subsidiar o relatório final da Conferência, que ficará a disposição da comunidade e também norteará as próximas ações.

No encerramento da Conferência, a Prefeita Fábia Richter apresentou as representantes Maria Clara, Chefe do escritório da Emater do município, e Maria Dalva, funcionária da vigilância Sanitária municipal, para participar da Formação em Segurança Alimentar e Nutricional no Rio Grande do Sul, Curso presencial de 40 horas, a ser ofertado pelo Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional. (Ascom Marcelo Figueiro)






0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: