CAMAQUÃ - I SEMANA DE CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA/II SEMESTRE 2017

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que ocorre semestralmente. A EJA do município de Camaquã está passando por um processo de reformulação e readequação em toda a sua estrutura. Trata-se de uma mudança efetiva do seu projeto pedagógico, o qual está sendo pensado e moldado especificamente para atender as suas diretrizes.

Assim, assumiu-se o desafio de desenvolver processos de formação humana, articulados à contextos sócio históricos, incluindo uma CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL e trabalhando na MODALIDADE DE ENSINO SEMI-PRESENCIAL, a fim de que se reverta a exclusão e garanta aos jovens, adultos e idosos o acesso, a permanência e o sucesso no início ou no retorno desses sujeitos à escolarização básica como direito fundamental.

Neste sentido, está sendo construído coletivamente “uma cara nova” para a EJA, diferentemente do que a educação regular propõe, mas uma EJA mais coerente com o perfil de educando que se tem, ou seja, mais concreta, proveitosa e atraente, dessa forma buscando-se minimizar as barreiras discriminatórias e preconceituosas, erradicar com os índices de evasão, diminuir os de analfabetismo funcional que ainda existem e liquidar com a exclusão social, garantindo o direito à uma educação de qualidade a toda população Camaquense.

Objetiva-se que a EJA da Rede Municipal de Ensino de Camaquã se torne pioneira em um processo de reformulação curricular e que atenda, ao mesmo tempo, o que está previsto para essa modalidade, na Lei Municipal 1.978/2015 – Plano Municipal de Educação.

Com base nesse trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do primeiro semestre, entre Secretaria Municipal da Educação (SME) e as três escolas municipais que compõem a EJA (Ana Tomázia Ribeiro, José Antônio Netto e Osvaldo Aranha), foi construído um projeto, por uma Comissão representativa do processo de readequação e reestruturação da EJA, onde ao longo do primeiro semestre reuniu-se para discutir e montar essa reformulação. 

O Projeto tem como nome: EJA – MODALIDADE DE ENSINO SEMI-PRESENCIAL (ESP) E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA (QPI), como já foi mencionado atendendo as legislações dessa modalidade de ensino.

Assim, iniciamos nossas atividades para o II Semestre, como uma SEMANA DE CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EJA.

31/7 – Foi propiciado na SME, a Palestra “Ampliando o conceito de Inteligência Emocional da Carreira de professor”, com Ana Carmelita - Especialista em Administração e Planejamento para docentes e ex-secretária da Educação do Município de Chuvisca;

1º/8 – Realizou-se na SME, uma reunião de revisão e avaliação dos Planos de Estudos;

02/8 – Foi oportunizado uma reunião de planejamento e organização do semestre nas Escolas da EJA;

03/8 – Iniciou-se as atividades discentes.

Desta forma esperamos que a partir de tantos meses de estudo, pesquisa e reflexão na construção desse novo olhar sobre a EJA, possamos garantir uma melhor qualidade do ensino e um projeto mais voltado para a prática cotidiana de nossa clientela. (Ascom Prefeitura)



 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: