MORRO REDONDO - CURSO DE CRIAÇÃO DE PEIXES DE ÁGUA DOCE É REALIZADO PELO SENAR

De segunda  a quarta-feira, dias 17 a 19 de julho de 2017, ocorreu no município o curso de criação de peixes de água doce, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), em parceira com a Associação dos Aquicultores do Rio Grande do Sul e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

O curso de 24 horas contou com a presença da Emater/RS-Ascar e 20 produtores participantes, além do secretário Municipal Flavio Almeida e do secretário Executivo da Associação dos Aquicultores, Roberto Ferro.

De acordo com Roberto Ferro, a Associação surgiu há pouco mais de dois anos, visto que a região sul do estado possui grande potencial hídrico para criação de peixes para comercialização e existe pouco beneficiamento desta produção, principalmente dos produtores da agricultura familiar na Zona Sul.

“A Associação tem o intuito de capacitar os produtores interessados com o curso de piscicultura, que visa trazer todas as orientações sobre o manejo correto da produção e gerar mais uma fonte de renda, podendo ter produções de peixes duas vezes ao ano”, destacou.

Ainda, o secretário da Associação afirmou que há contatos com empresas interessados no peixe que será produzido na região e comentou que o mercado é grande, já que o Rio Grande do Sul consome 30% de peixe de fora do Estado. As espécies que serão trabalhadas são tilápia, jundiá e carpa.

Através de auxílio de técnicos da Emater/Rs-Ascar, podem ser feitos os levantamentos topográficos nas propriedades de interessados, verificando o local adequado para instalação dos tanques.

“Nós, da Associação, podemos auxiliar na busca de linhas de créditos disponíveis, como o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Mais Alimentos (que pode ser incluído este alimento na merenda escolar dos municípios), disponibilizar peixes, rações, além de termos contato de empresas que constroem os tanques nas propriedades”, esclareceu Roberto.

Para mais informações, os produtores interessados podem entrar em contato com a Associação, em Pelotas, no prédio do Sine, 3º andar, localizado na rua General Osório, esquina com Lobo da Costa, próximo ao Banco do Brasil. O telefone é (53)98438-7690. (Tradição Regional - Foto: Diones Forlan/JTR)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: