GUAÍBA - 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEBATE FORTALECIMENTO DO SUAS

O fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social foi o tema central da VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em conjunto com a Secretaria de Assistência de Social, foi realizado no CRAS Zona Sul, na vila Primavera.

A mesa de abertura contou com o prefeito José Sperotto; o secretário de Assistência Social, Luís Ernani Alves, o Chacrinha; o vereador Everton da Academia; a presidente do CMAS, Janice Heidrich; e Paula Gisele Souza, representante de usuários. Ao todo, 145 pessoas participaram da conferência.

O tema "Garantia de Direitos nos Fortalecimento do SUAS", proposto pelo Conselho Nacional de Assistência Social, foi proferido pela conferencista Karla Cardoso Borges, mestre em Serviço Social pela PUCRS, especialista em Gestão da Política de Assistência Social e assistente social da Prefeitura de Criciúma/SC.

Em seguida, os participantes dividiram-se em quatro grupos de trabalho para a discussão dos seguintes eixos temáticos: a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; gestão democrática e controle social - o lugar da sociedade civil no SUAS; acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

“Trouxemos os usuários para o centro do debate. Tratamos dos desafios da consolidação do SUAS em Guaíba, assim como a importância de implementar equipamentos de proteção social básica e especial, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), entre outros, na oferta de serviços aos usuários da Política de Assistência Social”, destacou Chacrinha.

Os grupos também elegeram os delegados para a XII Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorre de 7 a 9 de novembro de 2017, na PUCRS: Catielle Santos dos Santos e Paula Gisele de Souza (representantes da sociedade civil, do segmento de usuários, entidades e trabalhadores do SUAS), além de Elaide Silva e Fabiane Madeira (representantes do governo). (Ascom Prefeitura - Fotos: Gustavo Gossen)


 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: