CAMAQUÃ - VIOLONISTA CAMAQUENSE MORRE EM CAXIAS DO SUL

O jovem e talentoso músico camaquense Daniel Lopes de Barros, 31 anos, faleceu no dia 14 de julho, em Caxias do Sul, vitimado por um câncer no pulmão.

Neto do tradicionalista e comunicador Bonifácio Barros, que recentemente completou 80 anos, o violonista era filho do cantor Daniel Barros e de Suzana Lopes Cristiano, além de ser sobrinho do poeta Bira Lopes, e ter contado com a amizade franca do padrasto João Carlos Cristiano.

Natural de Camaquã, onde nasceu em 3 de novembro de 1985, ele estudou na escola São João Batista e no Colégio Sete de Setembro, e nesta época descobriu o violão. Muito humilde e dedicado ele sempre falava com carinho de seus professores Álvaro Santestevan, Adoiles Pacheco, Joãozinho Índio e Daniel Sá.

Embora com pouca idade começou cedo a dar aulas do instrumento, e teve muitos alunos em Camaquã, Farroupilha e Caxias do Sul, onde formou-se em Administração. Em sua trajetória integrou vários grupos nativistas, e conquistou inúmeras premiações em concursos de violão, representando o CTG Camaquã, os Guapos e o CTG Sentinela Farroupilha.

Com o irmão Maurício Lopes de Barros formou uma dupla nativista apresentando-se em diversos eventos, e durante sete anos tocaram no Paiol Espaço Nativo, em Caxias do Sul. No ano passado esteve no programa Sr. Brasil da TV Cultura (SP), apresentado pelo ícone da cultura brasileira Rolando Boldrin. Na oportunidade juntamente com os músicos Rafael De Boni (acordeon) e Airton Lima (baixolão), ele acompanhou seu pai o cantor Daniel Barros.

Atualmente, Daniel trabalhava na condição de funcionário público na prefeitura de Farroupilha. Na Casa da Criança ele atuava como professor de música ensinando crianças e adolescentes a tocar vários instrumentos musicais. Ele parte deixando a esposa Vanessa Novaski e o pequeno Otávio Novaski de Barros.  Um violão que silencia no momento em que o jovem pai mostrava os primeiros acordes para o filho que tanto sonhara ter. (Por: Catullo Fernandes - Foto: Divulgação)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: