SÃO JERÔNIMO - “ELES QUEBRARAM O DELES, AGORA QUEREM QUEBRAR O NOSSO”, DIZ PREFEITO SOBRE FECHAMENTO DE PRONTO ATENDIMENTO DE CHARQUEADAS

O prefeito de São Jerônimo estima um aumento entre 30% e 50% no número de atendimentos no Hospital de Caridade da cidade com o fechamento do Pronto Atendimento (PA) 24 horas do município vizinho de Charqueadas.

De acordo com Evandro Agiz Heberle, do PSDB, a instituição já vem passando por dificuldades financeiras e registra com frequência superlotação atendendo pacientes de toda a Região Carbonífera. "Essa demanda deles vai acabar diretamente para o hospital de são jerônimo", afirma o prefeito.

Na terça-feira, dia 13 de junho, representantes da Prefeitura de Charqueadas anunciaram na Câmara de Vereadores da cidade o fechamento do PA a partir desta sexta-feira, dia 16. O argumento é que está tendo que pagar uma dívida de R$ 37 milhões com o município de São Jerônimo. O valor é referente a investimentos em infraestrutura feitos para emancipação de Charqueadas. O processo é do fim da década de 1970.

"Eles quebraram o deles, agora querem quebrar o nosso", alfineta Evandro Heberle. De acordo o prefeito de São Jerônimo, não há estrutura física, nem de pessoal para atender um aumento de 50% da demanda no hospital.

O que diz a Prefeitura de Charqueadas

A prefeitura promete cortes em todas as áreas em função do pagamento da dívida com São Jerônimo. O pronto atendimento custa cerca de R$ 450 mil por mês e possui contratos emergenciais com 80 profissionais de diversos níveis, desde equipe de limpeza a médicos.

– O que conseguirmos remanejar, vamos criar três ou quatro equipes de terceiro turno até 21h ou 22h na atenção básica. Porém, os casos graves levaremos de ambulância para o Hospital de São Jerônimo – diz João Caldeira Filho, chefe de governo da prefeitura de Charqueadas.

O pronto atendimento oferece serviços com clínico geral, odontologia, ginecologia e cirurgia ambulatorial. O atendimento nas demais 12 unidades básicas de saúde de Charqueadas não será alterado.  (Gaúcha - Foto: Bernardo Souza /Prefeitura de Charqueadas)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: