PELOTAS - ESTADO AMPLIA APOIO A AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES E ELEVA FATURAMENTO NA FENADOCE

Ao ampliar o apoio a agroindústrias familiares para participação na Fenadoce 2017, a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) impulsionou também o consumo de produtos coloniais na feira que ocorre em Pelotas.

No ano passado, foram 30 estandes viabilizados pela SDR, que em 2017 conseguiu abrir espaço para 51 empreendedores rurais familiares. Ao final do evento, no domingo, o segmento contabilizou faturamento de R$ 594,5 mil.

Foi a segunda vez que o Estado apoiou a participação de agroindústrias familiares no evento. “A inclusão de novos estandes e o valor obtidos com as vendas comprovam que a estratégia de apoio à participação de agroindústrias familiares em feiras tem dado certo”, avaliou o secretário em exercício da SDR, Iberê Orsi.

Para apoiar o desenvolvimento das agroindústrias familiares, a SDR apoia em 2017 a participação de empreendedores rurais em cerca de 40 feiras do agronegócio, entre elas as maiores do estado, como Fenadoce, Expodireto, Expoagro Afubra e Expointer, com investimento de cerca de R$ 1,2 milhão e oferta de aproximadamente 1,3 mil estandes. A cada feira, tem havido participação de novos empreendimentos familiares.

Em geral, os empreendedores familiares comercializam produtos como queijo colonial, artesanato rural, doces e conservas, queijos, sucos orgânicos, vinho, cachaça, licores, embutidos, polpas de frutas, geleias, doces em calda, melado, biscoitos, defumados e artesanato indígena, entre outros. 

Para participar das feiras apoiadas pela SDR, as agroindústrias devem estar inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que oferece uma série de serviços para agroindústrias, como qualificação técnica, incentivos financeiros para melhoria e legalização, acompanhamento técnico na elaboração de rótulos para produtos e assistência técnica nas questões sanitárias, ambientais e tributárias.

Os empreendimentos legalizados estão aptos a solicitar autorização para utilizar o selo Sabor Gaúcho, que é sinônimo de produção oriunda da agricultura familiar. A Feira da Agricultura Familiar da Fenadoce foi organizada pela SDR e sua conveniada Emater/RS, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Embrapa Clima Temperado, APL Alimentos da Região Sul, Prefeitura de Pelotas e Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).  (Texto: Nathalie Sulzbach/ Ascom SDR - Edição: Léa Aragón/ Secom – Foto: Divulgação)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: