GUAÍBA - PREFEITURA BUSCA SOLUÇÃO PARA EVITAR ALAGAMENTOS EM SEIS BAIRROS DA ZONA OESTE

O Prefeito José Sperotto, acompanhado do Secretário de Obras, Graciano Pereira, e do Engenheiro Civil José Henrique Pinzon, recorreu ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para solucionar pontos de alagamentos nos Bairros Nova Guaíba, Vera Cruz, São Francisco, Bom Fim, Noli e Columbia City. A reunião aconteceu na superintendência regional do órgão, na Capital.

Um gargalo que cruza a BR-116, no quilômetro 302, tem sido o causador do impasse na região onde vivem mais de seis mil famílias. É necessária a revisão do projeto do bueiro, visto que há canos duplos de 900 milímetros que não estão fazendo a ligação correta com os triplos de 1200 milímetros. Um espaço chegou a desmoronar, o que comprometeu ainda mais o fluxo.

“Não adianta trocar ou acrescentar canos. Isso se resolve instalando galerias. Dessa forma, vamos terminar com as enchentes na região. Estamos aqui em nome dessas famílias, a quem já fizemos várias operações de drenagem e limpezas, mas nosso trabalho só ficará completo com esse ajuste”, ressaltou Sperotto.

Em 2011, foi executado um projeto de macrodrenagem na região, o qual reduziu o problema dos alagamentos. No entanto, após o início das obras da duplicação da rodovia, nos trechos entre os quilômetros 301 e 303, a situação voltou a ocorrer devido à redução da vala lateral existente e ao assoreamento dos bueiros.

“Com os grandes volumes de chuva nas últimas semanas, essa região de Guaíba ficou muito comprometida e diagnosticamos que é devido a esse gargalo”, reforçou Graciano.

O superintendente estadual do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, e o superintendente substituto, o engenheiro Delmar Pellegrini Filho, deverão analisar o material apresentado pela Prefeitura:

“Todos os projetos da BR-116 que temos foram atualizados em 2009, quando parte desses bairros ainda não existiam. Por isso, solicitamos mais dados para reavaliarmos a situação, visitarmos o local e encontrarmos a solução”, explicou Hiratan. (Ascom Prefeitura - Fotos: Gustavo Gossen)



 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: