GUAÍBA – APÓS SOFRER QUEDA DA ESCADARIA E FICAR AFASTADA SEIS MESES, VER.ª FERNANDA RETORNA AO LEGISLATIVO GUAIBENSE

Após quase seis meses afastada da Câmara, a Vereadora Fernanda Garcia (PTB) retomou oficialmente a sua cadeira no Legislativo, neste mês de junho. Durante o período em que esteve ausente, o segundo suplente de Vereador do PTB, Sadi Escouto, foi quem esteve em seu lugar.

A Vereadora Fernanda sofreu uma queda ao subir a escadaria do prédio da Câmara, em um carrinho escalador (utilizado para transporte de cadeirantes em escadarias), no mês de janeiro deste ano. Com a queda, ela acabou fraturando o fêmur e foi obrigada a ficar afastada de suas funções durante o período de recuperação. A acessibilidade na Câmara sempre foi um problema, pois o prédio possui três andares e não dispõe de elevador para acesso.

Pensando em resolver de forma definitiva a questão da acessibilidade, e motivado ainda mais pelo incidente com a Vereadora, o Presidente da Casa, Dr. Renan Pereira (PTB), contratou um engenheiro para elaborar o projeto de instalação para um elevador, que ficará no estacionamento do prédio e possibilitará o acesso aos gabinetes dos Vereadores e ao plenário, sem a utilização das escadas. Este elevador não será apenas para o uso exclusivo da Vereadora Fernanda Garcia, mas sim para toda a comunidade que vier a Câmara, seja para falar com algum Vereador ou acompanhar as sessões plenárias. A licitação para contratação da empresa que fornecerá e instalará o elevador ocorrerá na próxima semana. O tempo estimado para conclusão da obra é de 60 dias.

Enquanto todos os trâmites legais para a instalação do elevador ocorrem, o Presidente Dr. Renan Pereira disponibilizou uma sala, no térreo da Câmara, para que a Vereadora Fernanda Garcia pudesse usar como gabinete. O acesso a esta sala se dá pela entrada principal do prédio, não sendo necessário a utilização da escadaria.

Para participar das sessões ordinárias, até que o elevador esteja instalado, foi montada uma central de transmissão simultânea de áudio e vídeo, onde a Vereadora acompanhará toda a sessão em tempo real, através de dois monitores colocados em seu gabinete.

Os Vereadores, no plenário, também poderão ver a Fernanda através do telão, sendo que toda a interação se dará de forma simultânea e em tempo real. A Vereadora poderá se comunicar com todos que estiverem na sessão, bem como realizar suas votações, como se estivesse presente no plenário com os demais colegas.

Para a Vereadora, esta adaptação temporária é muito importante, pois possibilita a continuidade na realização de seu trabalho. “Estou muito feliz em retornar as minhas atividades, em prol da população que represento, que são os responsáveis por eu estar aqui hoje. Agradeço ao empenho do Presidente, que não mediu esforços para auxiliar nessa minha luta pela acessibilidade na Câmara. Muito em breve retornarei ao meu gabinete oficial e poderei participar, presencialmente, das sessões ordinárias”, disse a Vereadora Fernanda Garcia.

O Presidente da Câmara, Dr. Renan Pereira, comemora a volta da Vereadora a Casa Legislativa. “Ter a nossa colega Fernanda de volta é muito importante. Minha vontade era que o elevador já tivesse sido instalado. No entanto, o processo burocrático, dentro da legislação vigente, infelizmente é muito demorado. Diante disso, busquei uma alternativa temporária, para que ela pudesse voltar a esta Casa, sem passar dificuldades de locomoção. Consegui transferir seu gabinete para um sala nova, que já existia no térreo do prédio, e instalar um moderno sistema de transmissão de áudio e vídeo em tempo real, para que a Vereadora possa participar ativamente da sessão. Tenho plena certeza que ela irá utilizar por pouco tempo esse sistema, pois muito em breve nosso elevador estará instalado, possibilitando que não só a Vereadora tenha acesso a todos os setores da Câmara, mas sim a comunidade, pois a acessibilidade é um direito de todos nós, e aqui na Câmara de Vereadores isso não será diferente”, comentou o Presidente Dr. Renan Pereira. (Texto e foto: McGiver Silveira)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: