CAMAQUÃ - DESCARTE CORRETO DO LIXO ELETRÔNICO

Por que devemos descartar corretamente o lixo eletrônico?

O termo lixo eletrônico se dá a tudo o que é proveniente de equipamentos eletroeletrônicos, incluindo aparelhos celulares, computadores, impressoras e periféricos, que não são mais utilizados e acabam por serem descartados.

Os materiais utilizados na fabricação destes equipamentos, como o cádmio, níquel, chumbo, mercúrio, lítio e várias outras substâncias tóxicas, são altamente cancerígenos e até letais, caso sejam absorvidos por pessoas ou animais em grandes quantidades.

Por este motivo, o descarte correto e o consumo consciente, são de suma importância para que se promova a sustentabilidade e uma menor extração de um recurso finito, pois, um dia, ainda, podemos ficar sem celulares e computadores novos por falta de matéria prima.

Sendo assim, uma das ações é buscar formas de descartar corretamente o lixo eletrônico. A Secretaria de Meio Ambiente de Camaquã tem um sistema organizacional e logístico para receber todos os equipamentos eletroeletrônicos, incluindo pilhas e baterias que corresponde à demanda da nossa cidade, sistema este que envia para empresas que trabalham com reaproveitamento e descarte correto.

Infelizmente, apenas 2% dos celulares brasileiros são devidamente reciclados, conforme informações da empresa especializada em soluções de reciclagem e sustentabilidade Umicore.

Para reverter este quadro, precisamos que cada pessoa faça a sua a parte e abrace, também, esta causa. Que tal começar hoje essa mudança?

Procure a Secretaria de Meio Ambiente para descartar corretamente o seu resíduo. Contamos com você para termos um mundo melhor! (Texto: Joel Pacheco)


 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: