AMARAL FERRADOR – MUNICÍPIO PROMOVE JORNADA EM DEFESA DO CAMAQUÃ, NESTE DOMINGO, DIA 25, A PARTIR DAS 14H30MIN

O município de Amaral Ferrador sedia, neste domingo, a partir das 14h30min, no Ginásio Municipal de Esportes, a II Jornada em Defesa do Camaquã. 

O evento busca conscientizar a comunidade sobre os efeitos que poderão ser causados pela instalação do projeto de mineração da Votorantin Metais, em conjunto com canadense Iamgold do Brasil, na nascente do Rio Camaquã.

A empresa pretende extrair chumbo, cobre e zinco pelo período de 20 anos. O empreendimento vem sendo contestado por autoridades, políticos, moradores e ambientalistas que demonstram preocupação com a possibilidade de que a ação mineradora venha a promover a poluição do Rio Camaquã, trazendo prejuízos irrecuperáveis não só para o meio ambiente como para as atividades econômicas desenvolvidas ao longo da Bacia Hidrográfica do Camaquã.

Um dos organizadores desta segunda jornada, que teve a sua primeira edição no mês de abril, na localidade de Palmas, no interior de Bagé, o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, destaca que a simples possibilidade da atividade econômica vir a contaminar o rio ou prejudicar a produção primária da região já é suficiente para unir forças e lutar contra o projeto que não promoverá o desenvolvimento da região.

“Serão gerados alguns empregos, os minérios serão exportados para serem industrializados em outros estados e até fora do País, não haverá impacto importante para as economias locais, por isso luto contra a mineração no Camaquã”, explicou o deputado.

Programação

A bióloga Fabi Lacerda, de Amaral Ferrador, uma das promotoras desta atividade, destaca que serão realizados diversos painéis com a participação de especialistas como o professor Althen Teixeira(PhD e professor da UFPel), Jaqueline Durigon(Dra em Botânica e professora da UFRG), Luiz Rogério Silva(Membro do Comitê BHRC), Guilherme Collares (Veterinário e professor da URCAMP) e Márcia Collares(Bacharel em Direito, uma das Fundadoras da UPP Camaquã).

Haverá, ainda, atrações artísticas com artistas da região e o encerramento fica a cargo do Grupo Nativista e Folclore Sul americano Folklore 4,que estará lançando seu primeiro CD. (Por Marcos Pérez – Foto: Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: