sábado, 13 de maio de 2017

INFORMATIVO - GOVERNO PRETENDE REDUZIR CONTROLE SOBRE USO DE AGROTÓXICOS, COM EXTINÇÃO DA DIVISÃO DE INSUMOS E SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS

A sociedade precisa estar atenta a uma proposta que circula pelos corredores e gabinetes da Secretaria da Agricultura do RS: a extinção da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (DISA), responsável pelo controle do uso de agrotóxicos.

A Associação dos Fiscais Agropecuários do estado inclusive apresentou uma nota de repúdio à medida, alertando que ela fragilizaria ainda mais a fiscalização sobre o uso de agrotóxicos e inspeção sanitária dos produtos de origem vegetal.

O alerta foi feito na manhã desta quarta-feira, dia 10 de maio, pelo deputado Zé Nunes (PT) durante a reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa.

“Em tempos em que as pessoas estão preocupadas em consumidor produtos de qualidade, orgânicos, sem veneno, é dever do Estado, no mínimo, abrir este debate para toda a sociedade, entidades e setor de fiscalização”, avalia o parlamentar. Ele lembra que a edição deste ano do Censo Agropecuário, que inicia em outubro no Brasil, terá uma verificação reduzida sobre o uso de pesticidas, embora o Brasil seja o maior mercado de agrotóxicos do mundo.

Em 2014, por exemplo, o consumo destes produtos superou 500 toneladas. “Esta é uma área sensível e importante, porque dialoga com o desenvolvimento e também com a saúde pública e a qualidade da comida que vai para o prato da população”, afirma Zé Nunes.

A nota de repúdio da Associação dos Fiscais Agropecuários foi apresentada em audiência pública foi apresentada em audiência pública que discutiu, a modernização do serviço de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal. 

O debate, na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, foi coordenado pelo deputado Zé Nunes. (Assessoria Dep. Zé Nunes)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: