ELDORADO DO SUL - FINAL DE SEMANA DO DIA DAS MÃES REGISTRA PIORES ÍNDICES DA VIAGEM SEGURA

Ao se aproximar o final de semana do Dia das Mães, o Detran/RS alerta para os piores índices de violência no trânsito registradas nesta data, entre os 15 feriados e festividades em que ocorre a Operação Viagem Segura.

Autoridades de trânsito reuniram-se na quinta-feira, dia 4 de maio, em Eldorado do Sul, para planejar a 38ª Operação Viagem Segura, que começa à zero hora de sexta (12) e se estende até a meia-noite do domingo (14).

Nos finais de semana de Dia das Mães (sexta a domingo) dos últimos dez anos, uma pessoa morreu no trânsito a cada 2 horas e 45 minutos (média diária de 8,7 mortes). O resultado é bem pior que o segundo lugar no ranking da violência no trânsito, que é ocupado pelo Dia do Trabalho, com uma morte a cada 3 horas e 18 minutos (média de 7,3 por dia).

De 2007 a 2016, 261 mães receberam a notícia da morte de um filho ou filha no final de semana que deveria ser de comemoração. Somente em 2015, foram 28 mortes nos três dias. Em 2016, foram 20 mortes no período. O ano de 2013 - o mais violento da série histórica - chegou a registrar 40 mortes, uma a cada 1h48min (média 13,3/dia).

Os acidentes registrados nos finais de semana de Dia das Mães no período de 2007 a 2016 concentraram-se, principalmente, nos domingos (41%) e no turno da noite (38%). Os acidentes que vitimaram 261 pessoas distribuíram-se entre vias municipais (36%), estradas estaduais (31%) e estradas federais (33%).

Viagem Segura

Um dos principais programas de segurança no trânsito no estado, a Operação Viagem Segura reúne órgãos de fiscalização e instituições parceiras para prevenir acidentes nos feriados e principais datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Pais. Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), Detran/RS e Polícia Civil reforçam a fiscalização e promovem ações de conscientização com o apoio da ANTT, Cetran/RS, Daer, EGR, Famurs, Metroplan, SindiCRD, órgãos de trânsito municipais (EPTC, em Porto Alegre), Fecam, Setcergs e Lions Club.

Desde o feriado de Proclamação da Republica de 2011, já ocorreram 73 operações, com mais de 4,8 milhões de veículos fiscalizados. O resultado foi a autuação de 814 mil infrações, o recolhimento de mais de 78 mil veículos e 21 mil Carteiras Nacionais de Habilitação. Foram aplicados 162 mil testes de etilômetro, que registraram 14,5 mil infrações por alcoolemia, além das 1,4 mil autuações por recusa. (Texto: Mariana Tochetto / Ascom DetranRS - Edição: Léa Aragón/ Secom)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: