DICA DE RECEITA - PANNA COTTA DE GOIABA

O nome da sobremesa vem da Itália e significa nata cozida: panna cotta. Existe uma série de preparos, que foram modificando a receita ao longo do tempo. Uma delas é o creme de leite adocicado endurecido com gelatina sem sabor, deixando a textura parecida com a de um flan.

Como a goiaba é uma das frutas da temporada, a geleia da fruta é a sugestão para adoçar a panna cotta. O preparo é dividido em três etapas. Confira abaixo:

Panna cotta

200 ml de leite de coco
200 g de creme de leite
225 g de açúcar
12 g de gelatina sem sabor
60 ml de água

Geleia de goiaba

200 g de goiabada
100 ml de água

Decoração

1 un de goiaba
160 g de açúcar
80 ml de água

Preparo

Comece pela decoração, pois é necessário reservar por 24 horas antes de usar. “Essa calda vai ser para colocar na goiaba fatiada para fazer uma decoração final", ela explica a confeiteira Ana Elisa Passos, que mostra o passo a passo da receita.

Fatie a fruta bem fininha em rodelas, com a casca mesmo. Depois, coloque a água e o açúcar no fogão e deixe até ferver. Cinco minutos depois, coloque a calda sobre a goiaba e reserve na geladeira por 24 horas.

O próximo passo é a goiabada cremosa. Corte em pedaços grandes e leve para a panela em fogo médio com um pouco de água. É importante mexer o tempo todo para que não queime. Quando estiver toda dissolvida, é sinal de que está pronta.

Em seguida, vem a preparação da panna cotta. A confeiteira dá um sabor brasileiro ao doce, utilizando o leite de coco.

“É a diferença dessa panna cotta para a original, que seria aromatizada com baunilha. Aqui eu coloquei o leite de coco pra dar um sabor e tirei a baunilha, acho que dá um saborzinho mais brasileiro.”

Comece misturando o creme de leite com o leite de coco e o açúcar. A mistura vai para o fogo por cinco minutos, e é preciso mexer para não queimar. Quando ferver, desligue e espere até esfriar. Dissolva a gelatina e misture ao creme de leite de coco já frio.

Ana aconselha usar uma peneira para que o creme fique liso. Coloque em forminhas ou taças. Quando for usar forminhas de metal, coloque um pingo de óleo para unter e facilitar na remoção do doce.

Os recipientes vão para a geladeira por, no mínimo, duas horas. Depois, é só retirar da forma, colocar a goiabada cremosa e decorar com a calda por cima. (G1)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: