CAMAQUÃ - QUANDO E COMO REALIZAR A PODA?

No Brasil, especialmente na região sul, a população tem o hábito de realizar podas entre os meses de maio e agosto. Essa atividade não tem nenhuma base científica e contradiz todos os conhecimentos técnicos sobre a fisiologia das árvores.

Como em alguns casos, a poda se torna inevitável, o melhor a se fazer é realizá-la em época de baixa atividade metabólica da árvore, que varia de espécie para espécie, portanto, deverá ser analisada por um técnico habilitado para tal. Confira abaixo algumas dicas a partir dos motivos que levam à poda. Qual o motivo para a poda?

Está caindo folhas: Algumas árvores perdem sua folhagem naturalmente para entrar em um período de dormência. Em pouco tempo, elas cessarão essa atividade e logo mais estarão com uma nova e linda copa que nos dará uma maravilhosa sombra. E retirar as folhas que estão na copa não é apenas acelerar um processo natural, mas impedir a produção de energia para suportar esse período de dormência. É um pequeno preço a se pagar, por esse motivo, a poda não deve ser realizada!

A árvore está fazendo muita sombra e, consequentemente, deixando a casa muito úmida ou reduzindo a iluminação pública: A copa da árvore fará sombra, é inevitável! Se esta sombra está causando umidade ou reduzindo a iluminação pública é porque a árvore foi plantada em local inadequado. Portanto, deverá ser analisada a necessidade de substituição da árvore em questão. Se esse é o único motivo, a poda não deve ser realizada!

Ladrões estão se escondendo na árvore: Pessoas costumam utilizar as árvores para descanso e/ou lazer. Se houver algum indício de que estas pessoas cometeram ou estão cometendo algum crime, o indicado é entrar em contato com a polícia, que é o órgão responsável pela segurança pública. Eliminar a copa da árvore causaria inúmeros problemas para o ambiente sem resolver a questão da segurança. Se esse é o único motivo, a poda não deve ser realizada!

Alguns galhos estão encostando-se à rede elétrica e/ou está danificando a calçada, paredes ou outras partes da residência: Em outros casos, a população poderá solicitar essa poda à Prefeitura por meio de protocolo geral (por escrito), que será analisada, caso a caso. Não há uma época adequada para esse pedido, pois cada caso é específico.  Deve ser avaliada a necessidade de substituição da árvore em questão, que pode ter sido plantada sem um planejamento adequado.

LEMBRE-SE:


A legislação em vigor diz que toda árvore só poderá ser “podada” com autorização do poder público. Em Camaquã, todas as solicitações de poda ou retirada de árvores devem ser realizadas por meio de protocolo geral na Prefeitura, que será encaminhado para o Setor de Arborização do Meio Ambiente.

Não existe uma época para a realização de poda nas árvores. A poda é um artifício do ser humano para adequar uma árvore às suas necessidades e, portanto, deve ser evitado ao máximo.

Considera se crime ambiental (Lei Federal 9605/1998, regulamentada pelo Decreto Federal 6514/2008) o ato de “destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia” punível com multa.

Mais informações entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo (51) 3671-5379. (Ascom Prefeitura)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: