segunda-feira, 24 de abril de 2017

RS - DNIT MONITORA 15 CORPOS HÍDRICOS ÀS MARGENS DA BR-116

A cada três meses o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - por meio da Gestão Ambiental da duplicação BR-116/RS (STE S.A.) –monitora a qualidade da água superficial de 15 corpos hídricos entre Guaíba e Pelotas. Ao todo são coletadas amostras em 30 pontos, sendo uma a montante (acima) e outra a jusante (abaixo) da rodovia, em cada manancial monitorado.

A coleta da 19ª campanha do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de abril. Durante a atividade são realizados testes in loco, de temperatura, condutividade elétrica, pH, oxigênio dissolvido e turbidez.

“Também enviamos amostras para o laboratório. Ao todo são avaliados mais de 20 parâmetros físico-químicos e bacteriológicos”, ressalta o engenheiro agrônomo da Gestão Ambiental, Lauro Bassi.

Com a finalidade de mitigar os possíveis impactos negativos ocasionados pela obra, a equipe utiliza os dados das análises in loco e em laboratório para fazer a comparação dos pontos a montante e a jusante. “Fazemos ainda a análise estatística para ver se há alguma diferença significativa e também comparamos os resultados com a Resolução n° 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)”, destaca Bassi.

Bassi salienta que em caso de diferença significativa nos dados dos parâmetros analisados investiga-se o que pode ter provocado a alteração. “Nas campanhas realizadas em épocas de chuva, é comum encontrarmos alterações na turbidez e sólidos em suspensão. No entanto, esta situação ocorre tanto a montante quanto a jusante da rodovia, uma vez que é provocada pelo processo erosivo que ocorre nas bacias hidrográficas monitoradas”, exemplifica. (STE S.A.)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: