RIO GRANDE - SALA DE CINEMA É ADAPTADA PARA ESPECTADORES AUTISTAS

Um grupo de mais de 50 espectadores teve uma experiência diferente em um cinema da cidade gaúcha de Rio Grande. A sala foi adaptada para que crianças e adultos autistas pudessem aproveitar a sétima arte. Alguns nunca tinham assistido a um filme na tela grande.

Para a exibição, o cinema providenciou adaptações técnicas. A sessão teve ambiente à meia luz e som reduzido, por causa da sensibilidade auditiva que muitos têm.

As reações foram diversas. Alguns ficaram bem atentos ao filme. Outros se distraíram com as luzes e os sons do cinema. O importante é que se sentissem à vontade.

A iniciativa foi da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande, motivada para celebrar o mês que é de conscientização sobre o transtorno.

“É para ir adaptando, na rotina deles, para eles poderem vir ao cinema, é uma forma também de socializar”, explica a psicóloga do AMAR, Cilene Nunes.

Em 2012, os autistas tiveram uma grande conquista: a aprovação da Lei Federal 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Mas ainda há bastante a fazer, como investir na educação dos autistas.

“Há de se entender que o autismo é uma deficiência, e eles precisam de tratamento adequado. Depois do tratamento, vamos para a segunda parte, que é a educação. Esse tratamento multidisciplinar, quer dizer psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, neuropediatra, tem vários profissionais. Todos esses tem que estar em sintonia”, explica a ativista Berenice Piana, ícone da luta pelos direitos dos autistas e que dá nome à lei.

A lei deu esperança à aposentada Dilmar Horaida, que celebra as conquistas da filha autista, hoje tem 27 anos.

“Ela trabalha fazendo quadro a óleo, ela mexe no computador, ela sabe escrever o nome. Ela chegou e me disse: 'Mãe, eu sei fazer o meu nome’, e eu agradeci a Deus e a Nossa Senhora em primeiro lugar, e às professoras”, diz ela. (Por Nathalia King, RBS TV - Foto: Reprodução/RBS TV)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: