INFORMATIVO - RECLAMAÇÕES SOBRE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES DIMINUEM 16,1% EM UM ANO

Em março, o número de reclamações sobre serviços de telecomunicações registradas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caiu 16,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Todos os principais serviços tiveram melhora: a telefonia móvel, com 153,1 mil reclamações (-8%), a telefonia fixa, com 74,2 mil (-27,5%), a banda larga fixa, com 49,0 mil (-20%), e a TV por Assinatura, com 45,4 mil (-16,2%).

De janeiro a março deste ano foram registradas 933,1 mil queixas contra 1.100,3 mil do primeiro trimestre de 2016, redução de 15,2% nas reclamações dos serviços de telecomunicações do País.  

Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal apresentaram redução nas reclamações nos primeiros três meses deste ano. As quedas percentuais foram lideradas pelo Amapá (-34,1%), Amazonas (-32,3%) e Rio Grande do Sul (-32%).

Empresas

Com exceção da TIM, teve aumento de 13,8% nas reclamações nos últimos 12 meses, todas as outras prestadoras na telefonia móvel registraram queda nas queixas: Nextel, com 10,1 mil (-22,2%), Oi, com 20,9 mil (-17,2%), Claro, com 34,3 mil (-14,8%), e Vivo, com 38,7 mil (-13,6%).

Na telefonia fixa, todos os grupos acompanhados pela Agência apresentaram redução em março de 2017 quando comparado com março de 2016: Oi, com 40,7 mil reclamações (-35,9%), Vivo, com 22,4 mil (-16,8%) e NET/Claro, com 9,4 mil (-12,1%).

Na TV por Assinatura, a Vivo obteve 3,1 mil reclamações, aumento de 10,2% nos últimos 12 meses enquanto todas as outras registraram redução: Sky, com 17,3 mil reclamações (-22,6%), Net/Claro, com 19,7 mil (-12,0%), e Oi, com 4,8 mil (-18,8%).

As emissoras SBT, Record e Rede TV! decidiram descontinuar a transmissão de seus sinais digitais para as prestadoras de TV por Assinatura. Esse fato gerou, entre os dias 29 e 31 de março de 2017, o registro de aproximadamente mil reclamações junto à Anatel.

Na banda larga fixa, apenas a Net apresentou elevação nas reclamações nos últimos 12 meses, com 7,4 mil (5,%). Oi registrou 22,3 mil reclamações (-35,5%) e Vivo 14,6 mil (-5,7%). (Portal Brasil, com informações da Anatel)

 

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