sexta-feira, 28 de abril de 2017

CAMAQUÃ - PRODUTORES DE LEITE RECEBEM NITROGÊNIO

Através da iniciativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de Camaquã, foi realizada na sexta-feira, dia 28 de abril, pela manhã na Feira do Produtor Willy Dummer mais uma entrega de nitrogênio aos produtores de leite da Asproleite – Associação dos Produtores de Leite.

Esta ação é resultado de uma parceria da Secretaria com a Asproleite que visa o fornecimento de sêmen, nitrogênio e assistência técnica aos produtores de leite. Rubinei Peres de Medeiros, produtor de leite da localidade dos Galpões, trabalha com as raças Jersey e Holandesa e comemora o resultado: “Se torna muito mais vantajoso a compra de insumos em conjunto”.

Também acompanharam a entrega o secretário da pasta, Jair Martins, e o engenheiro agrônomo da SMAA Vilmar Klein, que conversaram com os produtores e passaram algumas orientações sobre o manejo.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirma Martins. Ele que destaca que esta iniciativa é uma técnica importante na melhoria genética do rebanho leiteiro e no fortalecimento da bacia leiteira do município. Para participar do recebimento destes insumos o produtor precisa apresentar a carteira de associado da Asproleite e estar em dia com as suas obrigações. “Dessa forma, estamos incentivando a união de nossos produtores em torno de um mesmo objetivo”, descreve Vilmar Klein.

Um dos produtores que se tornou referência é Abílio Bender. Ele participou de um curso de inseminador com o apoio da Secretaria e já está tendo retorno financeiro. “Hoje, possuo 90% de aproveitamento das inseminações realizadas”, explica feliz.

“Quando iniciamos o trabalho eram apenas três, hoje contamos com doze inseminadores em nosso município”, comenta Klein. Vorni Bierhals, produtor de leite da Vila Aurora há mais de cinco anos, esclarece que a oportunidade de participar de uma associação é uma garantia de crescimento para o produtor dentro da cadeia produtiva. (Ascom Prefeitura - Fotos: Gabriela Brito)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

Você é a favor ou contra a compra da Usinde Asfalto para Camaquã, por cerca de R$ 5 milhões?

Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: