RS - PACIENTE TESTEMUNHA DE JEOVÁ SERÁ INDENIZADA POR TER CIRURGIA NEGADA POR MÉDICOS EM HOSPITAL DA CAPITAL

Um paciente do Hospital Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre será indenizado pela instituição após médicos terem se recusado a realizar cirurgia de próstata. A decisão é do juiz de Direito Ramiro Oliveira Cardoso, da 3ª Vara Cível do Foro Central.

Caso

O autor ajuizou ação indenizatória contra o hospital, afirmando que tentou realizar a cirurgia via Sistema Único de Saúde, mas teve o direito negado. Os médicos alegaram que não poderiam realizar o procedimento, já que o paciente pertence à religião Testemunhas de Jeová, que não permite transfusões de sangue.

O procedimento cirúrgico em questão não envolvia cortes, mas os médicos consideraram que poderia haver o risco de complicações e de necessidade da transfusão. Com a recusa, o autor teve que arcar com os custos da operação, realizada por médicos particulares, no mesmo hospital.

Sentença

O juiz de Direito Ramiro Oliveira Cardoso julgou procedente o pedido do paciente. Segundo o magistrado, não cabe o argumento de que se o paciente pode recusar a transfusão de sangue, o médico também poderia recusar a realização do procedimento devido às suas implicações.

“Não está correto, porque o médico que ali atende não está na condição de privado, mas na condição de homem público, de agente do Estado, portanto, de atuação vinculada e obrigatória”, firmou.

O magistrado destacou ainda que “cumpre ao médico assim agir, realizando aquilo que lhe está ao alcance, sendo o risco do sangramento e da consequente morte não seu, profissional de medicina, mas do paciente que assim opta pela recusa do tratamento com homocomponentes”.

A indenização foi fixada em R$ 20 mil por danos morais, além de danos materiais, já que o paciente teve que pagar pela cirurgia. (Jornal O Sul - Foto: AFP)

Tratamentos Alternativos ao Sangue

Assista a três vídeos que mostram diversas alternativas e procedimentos que podem ser usados em qualquer cirurgia e que eliminam a obrigatoriedade de uma transfusão de sangue. Além disso, veja as entrevistas de diversos médicos experientes e capacitados que destacam a qualidade das cirurgias que são realizadas sem a transfusão de sangue alogênico.

> Estratégias Alternativas à Transfusão: Simples, Seguras, Eficazes: Por que cada vez mais médicos preferem a medicina sem sangue?

> Tratamentos Alternativos à Transfusão: Atendendo às Necessidades e aos Direitos do Paciente: Quais são os benefícios jurídicos e éticos de honrar o direito de escolha do paciente?

> Sem Sangue: A Medicina Encarou o Desafio: O que você precisa saber antes de tomar uma decisão sobre seu tratamento médico?


Você é a favor ou contra o Horário de Verão?

Você é a favor do trânsito na Bento Gonçalves ser única mão, próximo à rótula do Rua 7 de Setembro?

Como você avalia o Governo Ivo, nos três primeiros meses?

Você aprova a alteração de trânsito realizada na Av. Bento Gonçalves esquina com Sete de Setembro?

Você concorda em liberar os CCs de bater ponto, como ocorreu na Câmara de Vereadores da Capital?

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é: