sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PRÓXIMAS VIAGENS DA AGÊNCIA DE TURISMO BETA EXCURSÕES

A Agência de Viagens e Turismo Beta Excursões já está com as seguintes viagens programadas: 

- 3, 4, 5 de fevereiro – Planeta e Capão da Canoa 
- 12 de fevereiro – Torres 
- 12 de fevereiro – Concurso do INSS 
- 19 de fevereiro – Marina Park 
- 19, 26 de fevereiro e 4 de março – Festa da Uva 
- 26 de fevereiro – Aqualokos 

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

ACIDENTE NA BR-116 FERE 1 PESSOA E CRIA CONGESTIONAMENTO DE 3 QUILÔMETROS

Nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro de 2012, por volta das 7 horas, aconteceu um acidente no KM 298 da BR-116, próximo à cidade de Guaíba.

O acidente envolveu dois caminhões e um carro e criou muita confusão e transtornos para os moradores da cidade.

O trânsito teve de ser desviado por dentro da cidade, pois o congestionamento já alcançava. No acidente, felizmente apenas uma pessoa ficou ferida.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

RELAÇÃO DE ÓBITOS DA REGIÃO

ANA JUSTINA DE ARAÚJO
FALECIDA EM 29 DE JANEIRO DE 2012, CAMAQUÃ

FLORA DE OLIVEIRA QUINTANA 
FALECIDA EM 26 DE JANEIRO DE 2012, DOM FELICIANO 

JACI MARTINS BOUZA 
FALECIDA EM 26 DE JANEIRO DE 2012, CAMAQUà

MANOEL DIVINO ALVES DA SILVA 
FALECIDO EM 24 DE JANEIRO DE 2012, CAMAQUà

MARIA DO ESPIRITO SANTO PACHECO BARBOSA 
FALECIDA EM 23 DE JANEIRO DE 2012, CAMAQUà

EDERALDO DORNELES SILVA
FALECIDO EM 20 DE JANEIRO DE 2012, CHUVISCA

CLASSIFICADOS – EMPREGOS, PROCURA-SE REPRESENTANTE COMERCIAL

Empresa Distribuidora de Medicamentos seleciona REPRESENTANTE COMERCIAL, para atual na cidade de Camaquã.

Os pré-requisitos para se candidatar à vaga são: ter empresa constituída e Core.

Os interessados na vaga, devem enviar seus currículos para o email: jorge.retamoso@hotmail.com

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

HISTÓRIA DA CIDADE DE CAMAQUÃ

Os primeiros sesmeiros que se estabeleceram na região foram: o Sargento-Mor Boaventura José Centeno, o Sr. Antônio Lopes Duro e o Capitão Joaquim Gonçalves da Silva (pai de Bento Gonçalves). 

A história de Camaquã tem início em 9 de dezembro de 1815, quando foi concedida a licença para a criação da Capela Curada de São João Batista de Camaquã, construída em terreno doado pelo Capitão, considerado fundador do município. 

Entretanto, o povoamento, não se efetuou, em virtude da falta de água nas proximidades da capela, que pudesse suprir as necessidades da povoação. Esta é a primeira data oficial consolidando a criação de uma comunidade. 

É, portanto, seu fundador, segundo pesquisas do historiador Luis Alberto Cibilis, o Capitão Joaquim Gonçalves da Silva, doador do primeiro terreno para construção da Capela e o requerente da provisão que a criou.

A região onde atualmente está localizado Camaquã já era conhecida desde os tempos coloniais de 1714. Por volta de 1763 diversos casais açorianos foram descendo para o Sul, localizando-se na margem esquerda do Estuário Guaíba e da margem direita da Laguna dos Patos, fundando fazendas e charqueadas até o rio Camaquã. 

O povoamento da região foi despertado pelo interesse religioso e pecuário. A população cresceu com a vinda dos imigrantes: portugueses, franceses, poloneses, alemães, espanhóis, negros e com os já donos desta terra os irmãos indígenas. 

Constava do extenso território da Freguesia do Triunfo, as sesmarias do Cordeiro, do Duro e do Cristal de propriedade do Capitão Joaquim Gonçalves da Silva, pai de Bento Gonçalves, que ao doar terreno na atual localidade da Capela Velha, 8º distrito requereu autorização para fundar a Capela Curada de São João Batista de Camaquã. 

A 19 de abril de 1864, a Lei Municipal nº 569 cria o município de São João Batista de Camaquã. Camaquã possui também a riqueza de fatos históricos decorrentes do período da Revolução Farroupilha (1835-1845). 

Em 1844, foi erguida uma nova capela em terras doadas por Ana Gonçalves da Silva Meirelles, à margem esquerda do Arroio Duro, local onde hoje se situa a cidade. Assim, alguns historiadores também destacam D. Ana como fundadora de Camaquã.

Bento Gonçalves era filho de estancieiros ricos. O capitão Joaquim Gonçalves da Silva, seu pai, possuía terras na Piedade, em Triunfo, e no Cristal, cercanias do Passo do Camaquã. Já sua mãe, era neta de Jerônimo de Ornellas, dono da sesmaria sobre a qual surgira Porto Alegre. 

Essas sesmarias englobavam toda a cidade: tinha a sesmaria do Cristal, Sesmaria do Cordeiro e outra, eram três. Depois, com a morte de Joaquim Gonçalves, Bento, Ana e Antônia dividiram as terras. 

A Vila da Pacheca é a região mais importante da cidade em termos de vestígios históricos. Todas as casas da vila estão na beira do Rio Camaquã que era, para esse povoado, o acesso ao mundo. Ali, está a casa de Manoel da Silva Pacheco, considerado fundador de Camaquã, apesar das controvérsias. A vila é conhecida Pacheca porque, quando ele faleceu, sua esposa ficou administrando a fazenda. A localidade viveu um surto de progresso devido às granjas. Em 1922, tinha telefônica e pista de pouso da Varig. 

Na Pacheca existem outros lugares históricos: a Fazenda da Tapera, sesmaria dos Centenos; a da Barra, próximo ao atracadouro da balsa que passa para a ilha de Santo Antônio. Ali tem o local da primeira casa de D. Antônia Gonçalves da Silva, irmã de Bento Gonçalves. A fazenda chegou a ter 500 empregados na década de 20. 

Quando Garibaldi chegou à Sesmaria do Brejo, também de propriedade de D. Antônia, já encontrou dois lanchões em construção, sob a orientação do norte-americano John Griggs. Nos galpões da velha charqueada o governo republicano mandou construir o seu estaleiro. No final da Revolução Farroupilha, bento Gonçalves se recolheu à Estância do Cristal, então em Camaquã. 

Como destaque os heróis como o General Bento Gonçalves da Silva, o general Antônio de Souza Netto, proclamador da República Rio-Grandense e o Revolucionário Italiano Giuseppe Garibaldi com sua fiel e brava companheira Anita Garibaldi.

Atualmente, o município, cortado pela BR 116, possui duas áreas de topografias distintas: a zona da várzea, onde predominam as grandes e médias propriedades, dedicadas à pecuária e às lavouras de arroz e soja; e a zona da serra, onde predominam as pequenas e médias propriedades dedicadas ao plantio da soja, milho, feijão, fumo e mandioca. Esta região apresenta ainda uma rara paisagem, composta por cascatas e cachoeiras.

Dentre os diversos significados dados ao município de Camaquã o mais adequado segundo o autor Antonio Cândido Silveira Pires é o de rio correntoso ou rio forte. Camaquã vem de Icabaquã e na língua tupi-guarani I significa rio, água e Cabaquã quer dizer velocidade, correnteza. Então podemos concluir que o nome de nosso município vem do rio Camaquã que passa em nossa cidade. 

Fonte da notícia: site da Prefeitura Municipal de Camaquã

EVENTO - GAROTA VERÃO, ETAPA DOM FELICIANO

A etapa do Concurso Garota Verão 2012 em Dom Feliciano , realizado pela RBS TV e Prefeitura, acontecerá no Ginásio Municipal, no próximo sábado, dia 4 de fevereiro de 2012, com início às 23 horas.

Serão escolhidas as Garotas Verão Dom Feliciano e Balneário Sutil. 

As vencedoras, além de habilitarem-se à etapa Regional, em Pelotas, ganharão um tablet, premiação patrocinada pelo comércio local - lojas PC Informática e Casual Móveis. 

As inscrições estarão abertas até o dia de hoje, dia 3 de fevereiro de 2012, no Setor de Protocolo da Prefeitura, para jovens de 14 a 18 anos.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

EDITAL DE CASAMENTO EM CAMAQUÃ Nº 5 DE 2012

ERNANI DA ROSA BARBOSA, Registrador do Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais, faz saber que pretendem casar:

- Adriano Floes de Souza & Vanessa Barbosa Ribeiro 
- Marcelo Morais de Carvalho & Gisele Silva de Camargo 

Quem souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Rua Acindino Inácio Dias, nº 441, cidade de Camaquã. 

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

CLASSIFICADOS - IMÓVEIS, VENDE-SE CASA EM CAMAQUÃ

Vende-se casa perto da Praça Souza Cruz, com cerca de 300 metros quadrados de área construída. Possui suíte e mais 2 dormitórios, sala com lareira, salão de festas com churrasqueira, garagem para 2 carros, terraço e 2 sacadas com ampla vista e mais suíte em piso térreo, pátio calçado e murado. 

Maiores informações tratar pelos telefones (51) 3671.2301, 3671.1609 e 3671.4511. 

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

PREFEITO DE DOM FELICIANO SERÁ INVESTIGADO POR DENÚNCIA DE ATOS ILEGAIS

Na última segunda-feira, dia 30 de janeiro de 2012, a Câmara Municipal de Vereadores de Dom Feliciano, acatou por 6 votos favoráveis e 3 contrários, a denúncia apresentada pela Bancada do PMDB contra o Prefeito Municipal, Clênio Boeira da Silva do PT.

A denúncia apresenta documentos que dão indícios de prática de atos ilegais. Segundo o Vereador Nilton Neimar Schio, Presidente do Poder Legislativo, as denúncias são de que o Prefeito tenha cedido prédio público sem autorização da Câmara Municipal, fornecendo falsas informações aos Vereadores. Além disso, o Prefeito é denunciado por falta de decoro, quando usou termos ofensivos ao referir-se aos Vereadores.

A Comissão Processante, formada pelos Vereadores Nilton Neimar Schio, Márcio Rosiak e Delamir da Silva, terá 90 dias para analisar as provas e emitir relatório pela cassação ou não do Prefeito. 

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

CAICA EM CAMAQUÃ ATENDE QUASE 2 MIL PESSOAS AO MÊS

O Centro de Atendimento Integral a Criança e ao Adolescente – CAÍCA, atende quase 2 mil pessoas ao mês

Recentemente, o CAICA criou o grupo de gagueira infantil para tratar crianças com este tipo de distúrbios e ajudá-los a superar esse problema.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

CLASSIFICADOS - IMÓVEIS, VENDE-SE CASA EM CAMAQUÃ

Vende-se casa com 150 metros quadrados de área construída, com terreno de 11 x 32 metros, todo murado, com lage e telha esmaltada, 2 quartos, 2 salas, cozinha com churrasqueira, lavanderia, 2 banheiros, mais anexo de área de lazer com churrasqueira, despensa e uma suíte no 2º piso.

A casa está localizada no Bairro Viegas em Camaquã.

Maiores informações, ligar para o telefone (51) 9827.0761.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

CLASSIFICADOS - IMÓVEIS - VENDEM-SE DUAS CASAS NOVAS EM CAMAQUÃ

ATENÇÃO: CASAS JÁ VENDIDAS

Vendem-se duas casas novas, com 70 metros quadrados, 2 dormitórios, garagem, churrasqueira. 

As casas estão localizadas na Rua Rio Grande do Sul, nº 822, esquina com Major Lúcio Meireles, em Camaquã.

OBS: as casas são financiadas pela Caixa Econômica Federal.

Maiores informações, tratar com Fernando pelo telefone (51) 9900.4821.

PROJETO DE LEI, SE APROVADO, PREVÊ QUE BARES E CASAS NOTURNAS TENHAM BAFÔMETROS

O Projeto de Lei nº 2908/2011 de autoria do Deputado Luciano Castro, do PR/RR, está em análise na Câmara dos Deputados em caráter conclusivo e será analisado por três comissões do Poder Legislativo.

Esse projeto prevê que bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais, que vendam bebidas alcoólicas, tenham um bafômetro para uso opcional dos clientes. 

A disponibilidade de um aparelho detector do teor alcoólico tem caráter educativo, por ser um estímulo para que o consumidor regule espontaneamente seu consumo de álcool. Seria considerada estado de embriaguez a concentração de álcool igual ou superior a 0,3 mg por litro de ar expelido dos pulmões.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

CARRO BATE EM ÁRVORE, CAPOTA, PEGA FOGO E MATA IDOSO EM ACIDENTE NA ERS-040

No final da tarde da última quinta-feira, dia 2 de fevereiro de 2012, ocorreu um acidente no KM 38 da Rodovia ERS-040 (Viamão-Balenário Pinhal). 

O veículo saveiro se chocou contra uma árvore, capotou e pegou fogo. No acidente, a condutora do veículo ficou gravemente ferida e um idoso de 67 anos morreu. A condutora foi encaminhada para o Hospital de Viamão, onde está internada em estado grave.

GOVERNO FEDERAL OFERECERÁ TESTES RÁPIDOS DE AIDS DURANTE O CARNAVAL

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o governo federal oferecerá testes rápidos de Aids durante o carnaval nas cidades onde ocorrem as principais festas no país.

Os testes rápidos, batizados de “Fique Sabendo” fornecerá os resultados em até 20 minutos e priorizará os jovens gays de 15 a 24 anos. 

Além disso, o Ministério da Saúde repassará 70 milhões de preservativos aos estados.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

GREVE DA POLÍCIA CIVIL É AMENIZADA PELO CHEFE DA POLÍCIA

Na última quinta-feira, dia 2 de fevereiro de 2012, o Chefe de Polícia do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, amenizou as ameaças dos agentes e afirmou que é impossível boicotar as operações dos departamentos estaduais de Investigações Criminais (Deic) e de Investigação do Narcotráfico (Denarc). Ele ainda declarou que o servidor público tem o dever constitucional a cumprir.

Apesar de haver uma nova audiência com o Governo do RS no final de fevereiro, a classe já está com um assembléia agendada para o dia 7 de março para deliberar sobre a greve.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

INGERIR AÇÚCAR EM EXCESSO É TÃO NOCIVO QUANTO ÁLCOOL

A revista científica Nature publicou um artigo, onde os cientistas americanos concluíram que ingerir açúcar demais é tão nocivo para a saúde quanto o abuso de álcool.

Os efeitos do consumo excessivo de açúcar podem ser similares aos do abuso de álcool, favorecendo a hipertensão, o diabetes e os riscos cardíacos.

De acordo com o estudo, 35 milhões de pessoas a cada ano em todo mundo morrem por doenças não transmissíveis, como cardiopatias, diabetes ou câncer, que estão avançando pelo uso excessivo do açúcar.

Para evitar esses efeitos no mundo todo, tendo em vista que o consumo triplicou nos últimos 50 anos, está sendo estudada uma proibição de venda de bebidas açucaradas a menores de 17 anos

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

GOVERNO DO RS CRIA O PROGRAMA IRRIGANDO A AGRICULTURA FAMILIAR

O Governo do RS, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), está criando o Programa Irrigando a Agricultura Familiar.

Esse programa contará com subsídios de 80% dos custos da implantação de microaçudes e de sistemas de irrigação e 50% na implantação de cisternas.

Além disso, o Programa Irrigando a Agricultura Familiar também proporcionará a capacitação de técnicos e de agricultores, usuários da água, para que possam buscar formas e alternativas adequadas de captação, armazenagem e usos múltiplos da água.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

PREFEITURA DE CRISTAL RECEBE UM MICROÔNIBUS PARA EDUCAÇÃO

No dia 30 de janeiro de 2012, a Prefeitura Municipal de Cristal recebeu por meio do Programa Caminho da Escola com fundo oriundo do FNDE, um Microônibus Volare.

O veículo integrará a frota da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto agilizando os serviços no município.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

VOCÊ SABIA?

Os caixas eletrônicos são tão contaminados quanto os banheiros públicos?

Segundo o The Telegraph, da Grã-Betanha, amotras colhidas nos centros urbanos de toda a inglaterra revelaram que os teclados dos caixas eletrônicos estão contaminados com tantas bactérias nocivas quanto os assentos sanitários de banheiros públicos.

DUPLICAÇÃO DA BR-116 DE GUAÍBA ATÉ PELOTAS PODE COMEÇAR EM MARÇO

Na sua visita a Camaquã, no último final de semana, o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho declarou que a duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas pode começar no final de fevereiro ou início de março.

A mesma informação foi dada pelo Ministro de Transportes, Paulo Sérgio Passos, na última terça-feira, em visita ao Estado por ocasião da inauguração de obra na Região Metropolitana.

O processo de licitação dessa importante já está quase finalizado e em breve as obras vão começar.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

IDOSA DE 83 ANOS MORRE EM INCÊNDIO

Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de fevereiro de 2012, uma idosa identificada como M. C. A., de 83 anos, foi encontrada morta no banheiro da residência onde morava, na Rua Agne, no Bairro Itararé, em Santa Maria.

A idosa veio a morrer após um incêndio e foi encontrado próximo do corpo uma garrafa de álcool e várias velas.

Os vizinhos conseguiram conter o fogo mas não ao ponto de salvar a idosa.

ÔNIBUS PERDE O CONTROLE E 12 PESSOAS FICAM FERIDAS

Por volta das 15 horas do dia de hoje, 2 de fevereiro de 2012, um ônibus da Unesul, que saiu de Capão da Canoa em direção a Porto Alegre, perdeu o controle e saiu da pista do KM 81 da BR 290, perto da cidade de Gravataí.
 
Segundo informações da Polícia Federal, no ônibus havia cerca de 20 pessoas e no acidente 12 ficaram feridas, incluindo o motorista.
 
11 ambulâncias tiveram de prestar atendimento no local e as vítimas tiveram de ser socorridas pela frente do ônibus que teve de ser cortada pela equipe de socorro.
 
Alguns passageiros informaram a polícia que o motorista dormiu em alguns momentos da viagem e andou em zigue-zague antes do acidente.
 
Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

MULHER É ASSASSINA POR DIVERSOS DISPAROS EM PORTO ALEGRE

Na noite da última quarta-feira, dia 1º de fevereiro de 2012, uma mulher foi assassinada na Vila dos Sargentos, no Bairro Serraria, em Porto Alegre.

Os criminosos levaram a vítima para dentro de sua casa e ela foi atingida por diversos disparos.

A vitima ainda não tinha sido identificada e não se tinha suspeitos do crime.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

FACEBOOK PRETENDE NEGOCIAR R$ 5 BILHÕES NO MERCADO DE AÇÕES

Na última quarta-feira, dia 1º de fevereiro de 2012, o Facebook apresentou seu registro de entrada na bolsa, revelando que pretende negociar cerca de 5 bilhões de dólares em ações.

O Facebook, que dispõe de 845 milhões de usuários registrados, não informou a data prevista para essa operação, que promete ser a maior dos mercados de ações. Em 2011, teve um lucro líquido de 668 milhões de dólares. Também, não publicou o número de ações que prevê colocar à venda, nem seu preço.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

IDOSO É MORTA A FACADAS NA CIDADE DE BAGÉ

Na última quarta-feira, dia 1º de fevereiro de 2012, uma idosa foi assassinada em sua casa, localizada na Rua Doutor Freitas, na cidade de Bagé. 

Identificada como C. O. S., de 92 anos, ela foi atingida a golpes de facas e um dos golpes perfurou o crânio na altura da orelha esquerda.

Dois suspeitos foram detidos, sendo que um deles confessou sua participação no crime. Provavelmente, ela foi morta durante um roubo, pois sua residência foi encontrada revirada e, conforme parentes, um ventilador e uma televisão tinham sumido.

MEGA SENA PODE PAGAR R$ 45 MILHÕES NO PRÓXIMO SORTEIO

A Mega Sena acumulou e no próximo sorteio, marcado para sábado, poderá pagar até R$ 45 milhões.

Os números sorteados foram 06 - 10 - 12 - 17 - 28 - 53 

254 apostadores acertaram a quina, com prêmio de R$ 10 mil e 13.663 apostadores acertaram a quadra, com valor de R$ 266,00.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CAMAQUÃ TERÁ SUA 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DIA 6 DE FEVEREIRO

No mês de janeiro de 2012, mês de recesso na Câmara Municipal de Vereadores de Camaquã, foram realizadas 5 reuniões representativas, com horário de início definido a partir das 18 horas.

A partir da próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro de 2012, será realizada a 1ª Sessão Ordinária da  Câmara Municipal de Vereadores de Camaquã, com horário de início programado para às 19 horas e 30 minutos. 

Todos os cidadãos são convidados a participarem das sessões que são públicas e realizadas no Plenário do Poder Legislativo. 

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

EVENTO - AMISTOSO ENTRE GUARANY X SÃO JOSÉ

Amanhã, quinta-feira, feriado de Navegantes, o Guarany de Camaquã realiza mais um amistoso em preparação para Série A2 do Campeonato Gaúcho. 

O Guarany recebe o São José de Porto Alegre e a partida começa às 17 horas. 

O ingresso terá o valor de R$ 5,00 na geral e R$ 10,00 na social.

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA PROMOVE ENCONTROS DE DIABÉTICOS E HIPERTENSOS EM MARIANA PIMENTEL

Através da Estratégia Saúde da Família estão acontecendo encontros do grupo Hiperdia, para pacientes portadores de hipertensão arterial e diabete mellitus.

Durante a visita do agente comunitário de saúde, que são realizadas mensalmente às famílias do município, são dadas informações e orientações relacionadas à saúde no geral, como o controle de doenças, as necessidades de agendamento com demais profissionais, além do convite para participar de encontros, como os do grupo Hiperdia.

Os encontros têm por finalidade orientar os pacientes e seus familiares a respeito das doenças hipertensão arterial e diabete mellitus como forma de prevenir e intervir as consequências dessas patologias, promovendo também, o encontro das pessoas e a troca de experiências.
Também é realizado, durante os encontros, o controle da pressão arterial, da glicose (glicemia capilar), peso e medida.

Na última semana ocorreram três encontros do grupo, sendo eles no salão de festas do Sr. Davi Cavalheiro, na Linha Cavalhada, na residência do Sr. Darilo da Silva Dias, na Linha Passo da Estância e na Sede da Associação Comunitária dos Moradores da Linha Passo da Areia.

Veja a data dos próximos encontros:

02/02 - Sala de educação da Unidade Sanitária, às 14h.
03/02 - Antiga escola, na Linha Vasques, às 14h.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo fone (51) 3495-6128, com a enfermeira responsável Mari Stela Ghisio.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAQUÃ EMPOSSA NOVOS SERVIDORES

A Prefeitura de Camaquã realizou nesta quarta-feira (1º) no Auditório Zilda Maria Azambuja a cerimônia de posse dos novos servidores nomeados através do concurso nº 1 de 2011. O evento contou com a presença do prefeito em exercício Nelson Devantier, do Presidente da Câmara de Vereadores, Renato Dillmann, do secretário da Administração, Nelson Egon Geiger Filho, dos demais secretários municipais, da chefe do Departamento Pessoal, Elizete Rocke Peters, servidores, além de familiares e amigos dos novos servidores.

Em seu pronunciamento o secretário da Administração destacou o empenho dos funcionários do Setor Pessoal na realização deste concurso público e aproveitou para dar as boas-vindas ao novos servidores que integrarão o quadro funcional da Prefeitura. Ele apresentou ainda a estrutura da Prefeitura, suas Secretarias e seus setores, além da missão, visão, valores e princípios. “É tempo de começar e gostaria de salientar o quanto vocês são importantes para a Prefeitura. Estou feliz por realizarmos mais esta etapa final do concurso público”, disse satisfeito.

O prefeito Nelson Devantier lembrou que cada um dos servidores que assume hoje faz parte de uma grande família e que esta era uma grande responsabilidade. Ele também desejou que Deus abençoasse a todos nesta nova etapa da vida profissional. Para a chefe do Departamento Pessoal, Elizete Rocke Peters, o momento foi de emoção: “Com certeza deve existir um algo mais em cada um de vocês que está aqui hoje e que foram aprovados, este foi um processo seletivo longo e feito com a maior lisura como vocês puderam acompanhar, sem qualquer interferência da Prefeitura”, comentou. Na ocasião, foram nomeados servidores para os mais diversos cargos, desde o nível Fundamental ao Superior.

Durante a cerimônia, cada um dos 73 servidores assinou o termo de posse e recebeu uma cópia do decreto de nomeação. Ao final, o secretário da Administração parabenizou a todos e colocou toda a Secretaria da Administração à disposição para auxiliar os novos servidores. A posse dos novos servidores da Secretaria Municipal da Educação ocorrerá no dia 9 de fevereiro, às 19h.



Fonte da notícia e das fotos: Prefeitura de Camaquã

EVENTO - TAPES EM CANTO & DANÇA

No dia 4 de fevereiro de 2012, teremos a realização de "Tapes em Canto & Dança", com vários shows de artistas locais e regionais.

Esse evento ocorrerá na Praça Rui Barbosa, no centro de Tapes, a partir das 21 horas

As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria de Turismo, Desportos e Lazer, situada na Rua Felicissimo Alfonsin, nº 657. 

Maiores informações pelo telefone (51) 3672.1877 ou pelo email turismo@tapes.rs.gov.br.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

UTILIDADE PÚBLICA - PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE TAPES EM NOVA SEDE

A Proteção Social Especial de Tapes está localizada em nova sede.

Desde o dia 23 de janeiro de 2012, a nova sede está localizada na Rua Cel. Pacheco, nº 198.

A Proteção Social Especial tem por objetivo prover atenção sócio-assistenciais a famílias e indivíduos que se encontram em situações de risco pessoal e social.

Na reprodução desta notícia é obrigatório mencionar a fonte: Portal de Camaquã / RS

O trânsito de Camaquã melhorou com a atuação dos agentes de trânsito?

Vereadores de Camaquã aprovaram o projeto que cria o estacionamento rotativo. Você é:

Você acha que o Grêmio coloca a mão na taça da Copa do Brasil?

Você acha que o Internacional ainda consegue somar pontos e continuar na Séria A do Brasileirão?