DOAÇÃO DE SANGUE PODERÁ SER FATOR DE DESEMPATE EM CONCURSO PÚBLICO

Está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2474/11, de autoria do Deputado Luiz Argôlo (PP-BA), que inclui como fator de desempate em concursos públicos a doação regular de sangue. Pela proposta, considera-se doador regular de sangue aquele que realize, no mínimo, três doações por ano.

Segundo o projeto, o candidato deverá apresentar o comprovante de doador no ato da inscrição no concurso público. Já o candidato impossibilitado por razões clínicas de ser doador tem direito a atestar sua condição recebendo o mesmo beneficio destinado ao doador regular.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ADOTE A MORANGUINHO

MORANGUINHO é uma filhote de aproximadamente 30 dias. Ela e suas irmãs foram abandondas na rua. É linda, mimosa e procura uma boa familia que a adote. Acreditamos que será de porte pequeno a médio. Tem castração obrigatória e garantida a baixo custo. 

Contato em horário comercial com Ana Paula pelo fone 51 9671 3360 e email anapaulafw3@hotmail.com

CONHEÇA O COMPLEXO COMERCIAL E TURÍSTICO THE LEON

Foi sancionada pelo Prefeito Municipal de Camaquã, Sr. Ernesto Molon, a Lei nº 1.637, de 28 de dezembro de 2011, que concede incentivo empresarial ao Complexo Comercial e Turístico The Leon. 

Conforme o art. 4º dessa lei, o Município de Camaquã fica autorizado a conceder isenção quanto ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis incidente sobre a transferência de propriedade, domínio útil ou direitos reais sobre bens imóveis relativos ao empreendimento, pelo prazo máximo de 3 anos.

O Complexo Comercial e Turístico The Leon está localizado na BR-116, KM 396, no Bairro Carvalho Bastos na cidade de Camaquã.

Esse empreendimento abrange uma área de 27.000 m2 com 487,5 km de frente para a referida rodovia e que irá se transformar no maior complexo da metade sul do Estado do Rio Grande do Sul.

O Complexo The Leon abriga um Posto de Abastecimento de Combustíveis e Serviços em uma área construída de 1.800,00 m2, SAC - serviço de atendimento ao caminhoneiro(a) com banho masculino, feminino e portadores de necessidades especiais, bussiness work, barbearia, espaço de serviços de lavagem e secagem de roupas e contem anexo para operação de transportadoras e Capela, abastecimento de veículos leves e pesados, serviços de troca de óleo, lavagem cortesia, acessórios para veículos e caminhões; abriga restaurante para caminhoneiros, restaurante para viajantes de veículos leves e ônibus deexcursões e de linha regular, restaurante VIP, Bussiness Work, Pizzaria e lanches, shopping road de produtos regionais e serviços com auto atendimento bancário, alem de lojas de interesse como pet shop, loterias, serviços de correios e telefonia; abriga Hotel com 110 apartamentos sendo uma suíte presidencial, dois apartamentos para portadores de necessidades especiais, academia, sauna, piscina, boliche, bar e restaurante; abriga centro de convenções vinculado ao serviço de hotelaria com capacidade para abrigar num mesmo evento 400 pessoas com toda estrutura de shows e eventos; estacionamento com 160 vagas para veículos leves, 8 vagas cobertas para ônibus com serviço de higienização e 100 vagas para caminhões e carretas, todos com controles de entrada e saída; possui reservatório de abastecimento de água com capacidade para 450.000 litros sendo 100.000 de combate a incêndio, 100.000 para serviços de irrigação, frente de pista e outros e 250.000 para abastecimento de água potável do complexo. Todo complexo tem sua área pavimentada, com acessos estruturantes a rodovia BR-116 e as vias urbanas circunvizinhas.

O complexo possui uma ocupação dimensionada para atender a demanda projetada que é:
 
- Hotel - área construída dede 5.065,28 m2;
- Centro de Convenções - área construída de 906,40 m2;
- SAC - área construída de 405,04 m2;
- Estacionamento Coberto para ônibus- área construída de 363,00 m2;
- Estacionamento coberto para veículos leves- área construída de 420,00 m2;
- Shopping Road com restaurantes- área construída de 2.119,40 m2;
- Posto de Abastecimento de Combustíveis-· área construída de 1.733,67 m2;
- Tancagem de óleo diesel comum- 90.000 litros;
- Tancagem de óleo diesel aditivado- 45.000 litros;
- Tancagem Diesel Premium- 7.500 litros
- Tancagem de Gasolina Comum-37.500 litros;
- Tancagem de Gasolina Aditivada- 22.500 litros;
- Tancagem de Etanol - 15.000 litros.
- Tancagem Gasolina Premium,-10.000 litros
- Tancagem Óleo Queimado - 5.000 litros

ADOTE A AMEIXA

Ameixa é uma filhote de aproximadamente 30 dias. Ela e suas irmãs foram abandondas na rua. É linda, mimosa e procura uma boa familia que a adote. Acreditamos que será de porte pequeno a médio. Tem castração obrigatória e garantida a baixo custo. 

Contato em horário comercial com Ana Paula pelo fone (51) 9671 3360 ou email anapaulafw3@hotmail.com.


CAMPANHA PUBLICITÁRIA MOSTRA SUPER-HEROÍNAS NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Nem as Super Heroínas estão imunes ao câncer de mama: é essa a mensagem da nova campanha de saúde que anda fazendo sucesso na internet.

Desenvolvida pela agência DDB Maputo, de Moçambique, as quatro imagens acima compõem uma campanha para promover o auto-exame. Super-heroínas como a Mulher Maravilha mostram que, apesar dos super poderes, também não estão imunes ao câncer de mama.

Com ilustrações de Maisa Chaves, a campanha traz ainda Mulher-Gato, Mulher-Hulk e Tempestade (X-Men) na luta contra o problema. A promoção é da Associação da Luta Contra o Câncer para atingir o grupo de mulheres abaixo dos 30 anos. 

 
Fonte da notícia e da imagem: site do ClicRBS

33º BAILÔCO EM CAMAQUÃ JÁ TEM DADA MARCADA

O 33º Bailôco em Camaquã, que é a maior e mais tradicional festa a fantasia do estado do RS, já tem data marcada. 

O 33º Bailôco ocorrerá no dia 28 de julho de 2012, na Sociedade Recreativa Alvorada e terá a participação internacional de Double You.




RODADA DO 32º CAMPEONATO DE CRISTAL SOB MUITO CHUVA

No dia 31 de dezembro de 2011, o 32º Campeonato Praiano de Cristal teve prosseguimento com a realização de sete jogos. Esse campeonato é realizado pela Prefeitura de Cristal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

Durante toda a rodada os times tiveram de encarar a chuva e em alguns momentos a chuva deixou a quadra em certas ocasiões com várias poças. Foram marcados 22 gols, numa média de mais de três gols por jogo.

Na chave A, a liderança é do Vila Nova com 10 pontos. Na chave B, o líder continua sendo o Chester com nove.

2ª FASE DO MUNICIPAL DE BOCHA EM CAMAQUÃ COMEÇA NA SEXTA-FERA

A 2ª fase do Campeonato Municipal de Bocha, que é promovido pela Prefeitura Municipal de Camaquã, através da Secretaria Municipal de Desporto e Juventude, começa nesta sexta-feira. 

Pela categoria B teremos os seguintes confrontos: 

- Bar do Renato Correia x Bar do Edson
- Bar Santa Marta x Pardalitos Bar.
 
Já no sábado, pela categoria A, teremos os seguintes confrontos: 

- Bar do Edson x Bar do Renato Correia
- Pardalitos Bar x Bar Santa Marta. 

Os jogos serão em turno e returno e os dois melhores colocados de cada categoria garantem vaga na final de suas respectivas categorias.

5ª RODADA DA 12ª TAÇA PRAINHA

Ontem, terça-feira, dia 3 de janeiro de 2012, foi realizada a 5ª rodada da 12ª Taça Prainha com a realização de mais quatro jogos, sendo dois pela chave A e dois pela chave B. A competição é promovida pela Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria Municipal de Desporto e Juventude.

Confira os resultados da 5ª rodada:

Bom Sucesso 1x1 Corpo e Movimento (A)
CVC 1x1 Atlético (A)
São Luiz 0x0 Porto (B)
Juve 4x0 Mercado Correia (B)


Confira os próximos jogos:

6ª rodada – Quarta-feira, 4/01/2012:
19:30 – Talagasso x Unidos da Baixada (Sub-17)
20:30 – Sete de Setembro x Manchester (B)
21:30 – Barcelona x Grêmio Camaquense (B)
22:30 – Estrela Vermelha x Real Stuttgart (B)

7ª rodada – Quinta-feira, 5/01/2012:
19:30 – Valência x Nacional (Sub-15)
20:30 – Chelsea x Fragata (B)
21:30 – Chester x Aston Villa (B)
22:30 – Amigos da Bola x N.C.C (Vet.)

O BOTICÁRIO DE CAMAQUÃ COM NOVO VISUAL

A loja de O Boticário na cidade de Camaquã está com um novo visual. 

A loja passou por uma revitalização para deixar o ambiente totalmente reformado e a fachada ganhou o novo logotipo da marca. 

A nova proposta permite ao consumidor realizar uma jornada sensorial, com proximidade e experimentação a todas as linhas de produtos. 

Para quem for conferir as mudanças poderá aproveitar a promoção especial da loja, que está com todos os itens de perfumaria com 20% de desconto. 

A loja fica localizada na Rua General Zeca Netto, nº 885.

CAICA ORIENTA E ACOMPANHA GRUPO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SOBREPESO E OBESIDADE

O CAICA implantou um trabalho piloto em 2011 com crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade coordenado pela psicóloga Taiane Ávila. 

O objetivo era criar um espaço de escuta psicológica e orientação. O trabalho confirmou mais uma vez que as emoções, ou dificuldade em lidar com elas, estão intimamente ligadas ao sobrepeso e obesidade. Uma das causas é que muitos pais ignoram as emoções e sentimentos dos filhos alegando o excesso de trabalho e a falta de tempo, então a carência afetiva, a frustração, a ansiedade e a raiva que sentem são “supridas” na comida e um círculo vicioso de prazer, culpa e ansiedade se instala.

O diálogo e o exemplo dos pais ou cuidadores são o melhor método para se prevenir o sobrepeso e obesidade, o que foi também comprovado no Grupo realizado no CAICA.

Para quem sofre com o problema fica a dica de que as atividades do Grupo no CAICA terão continuidade em 2012 e para quem discrimina vale lembrar que: Fazer alguém sofrer não tem a mínima graça!


Fonte da notícia e da foto: Prefeitura Municipal de Camaquã

CAICA - CENTRO DE ATENDIMENTO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

O CAICA (Centro de Atendimento Integral à Crianças e Adolescentes) é uma estrutura única e tem atenção especializada voltada para as questões da criança e do adolescente, num projeto de co-participação das Secretarias Municipais da Educação, da Saúde e da Assistência Social que se caracteriza pela convergência de recursos e investimentos e a centralização de programas e serviços de atendimentos psicossociais, fonoaudiológicos e psicopedagógicos e de promoção da cidadania.

O CAICA está localizado na Rua Duque de Caxias, nº 180 ao lado do Cine Teatro Coliseu e está aberto de segunda a sexta-feira, as 8 horas às 12 horas e das 13 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos

Maiores informações pelo:

- Fone (51) 3671 9770 

1ª CAPACITAÇÃO DOS TRABALHADORES SOCIAIS EM CAMAQUÃ

Foi realizada na quinta-feira, dia 28 de dezembro de 2011, na Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social – SMTAS a 1ª Capacitação dos Trabalhadores Sociais dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS

O evento teve como objetivo refletir sobre a função dos CRAS e quais os serviços a serem oferecidos por eles.

Estiveram presentes os técnicos, coordenadores, oficineiros e recreacionistas que atuam diretamente junto às famílias, oferecendo os serviços de fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e idosos e PAIF – Programa Atenção Integral a Família.

Inicialmente, a Secretária Municipal do Trabalho e Ação Social, Sra. Marizabel Giacomuzzi, deu boas-vindas a todos, desejando um bom dia de trabalho. Na sequência, as atividades foram coordenadas pelos técnicos Mônica Ogliari Pereira – Assistente Social, Vera Schimanski – Pedagoga, Pedro Vargas – Psicólogo e Ana Maria Vieira Gomes – Assistente Social.

A equipe coordenadora considera que este momento foi positivo e oportunizou a integração entre as equipes dos CRAS, além de uma reflexão sobre a importância das suas atuações para a efetiva execução da Política Nacional de Assistência Social no município de Camaquã.




Fonte da notícia e das fotos: Prefeitura Municipal de Camaquã

ESCAVADEIRA HIDRÁULICA DO MPA PARA DOM FELICIANO

O Prefeito Clenio da cidade de Dom Feliciano, reuniu-se na quarta-feira, dia 28 de dezembro de 2011, em Brasília, com Carlos Eli Gonçalves, assessor especial do Ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio.

Carlos Eli informou a liberação, pelo MPA, de uma escavadeira hidráulica para o Programa Mais Peixe, desenvolvido em Dom Feliciano. 

O Mais Peixe beneficia 60 famílias. E já inicia a segunda fase com atendimento de mais 100, agora em parceria com o Governo do Estado.

“Criação de peixes é uma atividade importante que ajuda na alimentação e gera renda", diz o prefeito. "Nosso município é rico em recursos hídricos e, em cinco anos, queremos, no mínimo, um açude ou cisterna em cada propriedade”.

Boeira e Carlos Erli

GOVERNO FEDERAL LIBERA RECURSOS PARA DOM FELICIANO

Foi liberado pelo Governo Federal R$ 171 mil reais para o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos que beneficiará quatrocentas famílias carentes de Dom Feliciano. 

Segundo o coordenador dos programas de diversificação de cultura da Prefeitura, Cléo Silva, na primeira chamada 59 produtores da agricultura familiar foram selecionados para fornecimento. 

Cada um pode vender até R$ 4.500,00 ao ano. Todos possuem a Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.

 Arroz embalado da COOPACS, que será incluído nas cestas

Produtor Euzébio Alves, da Costa do Xavier, fornecerá batata-doce, alface, feijão, milho e beterraba

PREFEITURA DE DOM FELICIANO ASSINA CONTRATO DE COMODATO COM SINDICATO RURAL

A Prefeitura de Dom Feliciano assinou ontem, 3 de janeiro de 2012, contrato de comodato com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 

O prédio, localizado na Rua Vespaciano Correa, continuará sendo utilizado pela COOPACS - Cooperativa Agropecuária Centro-Sul, para a Feira de Produtores. 

São cerca de 16 agricultores que vendem direto ao consumidor legumes, verduras, mel e pães. A feira acontece às terças e sábados, das sete ao meio-dia.


Prefeito Clênio e o presidente do Sindicato, Fernando Dzielinski

HOJE SERÁ DEFINIDA PROPOSTA AOS DELEGADOS DE POLÍCIA

Na manhã desta quarta-feira estiveram reunidos no Palácio Piratini, na cidade de Porto Alegre, o Chefe da Casa Civil, Sr. Carlos Pestana, o Secretário de Segurança, Sr. Airton Michels, e o Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Sr. Ranolfo Vieira Júnior.

A reunião foi realizada para discutir os detalhes da proposta salarial que será apresentada aos delegados de polícia do Estado. Técnicos das secretarias envolvidas começaram a produzir o documento que será enviado à categoria ainda hoje. 

Nesse documento ficará estabelecido um cronograma com o objetivo de atender a reivindicação da categoria, de equiparar o salário inicial dos delegados, que hoje está na faixa dos R$ 7 mil, ao de procuradores do Estado, que atualmente gira em torno de R$ 16 mil

Se a proposta se confirmar, o governo deve ter problemas com outras categorias, como a de escrivães, inspetores e investigadores de polícia, que ainda não tiveram o pedido atendido. Um agente inicial da Polícia Civil recebe, atualmente, R$ 1,7 mil.
 
Após receber a proposta salarial do governo, os delegados deverão se reunir para avaliar o cronograma e percentuais a serem oferecidos.

CONSUMO DE ENERGIA DEVE SUBIR 4,5% AO ANO

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE atualizou as premissas básicas e as previsões para o consumo de energia elétrica no horizonte de 10 anos. 

De acordo com as novas estimativas, que contemplam o período até 2021, o crescimento médio anual da demanda total de eletricidade (que inclui consumidores cativos, consumidores livres e autoprodutores) será de 4,5% ao ano no período, passando de 472 mil gigawatts-hora (GWh) em 2011 para 736 mil GWh em 2021. 

A expansão média do consumo anual de energia elétrica será um pouco inferior à da economia, cuja taxa de crescimento do PIB brasileiro é estimada em 4,7% ao ano, em média, nos 10 anos.

Confira na íntegra o estudo da EPE, clicando neste link.

MUNICÍPIOS EM EMERGÊNCIA SOBRE PARA 42

Segundo boletim da Defesa Civil desta quarta, outras 24 cidades emitiram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), documento que antecede a decretação. 

 De acordo com o órgão, a estiagem atinge 248.423 pessoas em diferentes regiões do Estado, aumentando para 42 o número de municípios que decretaram situação de emergência devido à estiagem no Rio Grande do Sul. 

Confira a lista atualizada dos Municípios que decretaram emergência:

- Arroio do Tigre
- Arroio do Meio
- Barra Funda
- Boa Vista das Missões
- Boa Vista do Cadeado
- Bozano
- Cerro Branco
- Chiapetta
- Colorado
- Constantina
- Coronel Bicaco
- Crissiumal
- Cristal do Sul
- Cruzeiro do Sul
- Doutor Ricardo
- Engenho Velho
- Fontoura Xavier
- Fortaleza dos Valos
- Frederico Westphalen
- Ibirubá
- Ilópolis
- Jaboticaba
- Jóia
- Lagoão
- Liberato Salzano
- Nova Palma
- Novo Xingu
- Palmeira das Missões
- Passo do Sobrado
- Pinhal
- Pinhal Grande
- Pouso Novo
- Putinga
- Rodeio Bonito
- Santa Cruz do Sul
- São José das Missões
- São José do Herval
- São Pedro das Missões
- Santo Augusto
- Segredo
- Seberi
- Vila Maria

Confira a lista atualizada dos Municípios que emitiram Nopred:

- Amaral Ferrador
- Anta Gorda
- Barros Cassal
- Boa Vista do Buricá
- Cachoeira do Sul
- Campos Borges
- Capão do Cipó
- Catuípe
- Herveiras
- Humaitá
- Lagoa dos Três Cantos
- Novo Cabrais
- Novo Tiradentes
- Pontão
- Progresso
- Redentora
- Restinga Seca
- Rondinha
- São Paulo das Missões
- São Valentim do Sul
- São Valério do Sul
- Serafina Corrêa
- Tapera
- Trindade do Sul

HOJE INICIA O PRAZO PARA AS MATRÍCULAS NA REDE ESTADUAL

Começa hoje, quarta-feira, dia 4 de janeiro de 2012, o período de matrículas na rede pública, que se encerra no dia 10 de janeiro

Nesse período devem ser feitas no site www.educacao.rs.gov.br, as inscrições para ingresso no 1º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, dos retardatários, que perderam o prazo para inscrição no 1º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e as transferências de alunos do Ensino Fundamental. 

As solicitações de ingresso na Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e transferências do 2º e 3º ano do Ensino Médio devem ser feitas diretamente na escola desejada, também, de 4 a 10 de janeiro.

Os inscritos para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio, na Educação Profissional e no Curso Normal (inclusive aproveitamento de disciplinas) deverão consultar o site www.educacao.rs.gov.br para verificar a escola para a qual foi designado e efetuar a matrícula no período de 4 a 10 de janeiro

A 1ª etapa é a pré-matrícula, que deverá ser feita no site acima. Após preencher e imprimir o formulário eletrônico, o aluno ou o responsável, deverá dirigir-se à escola para a qual foi designado e fazer a matrícula presencial.

Fonte da notícia: site www.educacao.rs.gov.br

INCÊNDIO NO PARQUE DELTA DO JACUÍ EM ELDORADO DO SUL

Desde o meio da tarde de segunda-feira, várias pessoas trabalham no controle do incêndio grande proporções, que atingiu o Parque Delta do Jacuí, na cidade de Eldorado do Sul (área total de 23 mil hectares), ao lado da cidade de Guaíba.

O fogo começou na faixa de domínio da Concepa, às margens da BR-290, no km 106, em Eldorado do Sul, e se alastrou por cerca de dois hectares.

Na noite de terça-feira, Bombeiros de Porto Alegre, Guaíba e voluntários de Eldorado do Sul se juntaram para combater o fogo e apagá-lo definitivamente. Foram usados caminhões dos bombeiros de Porto Alegre, Guaíba e um caminhão-pipa da Concepa, concessionária que administra a BR 290.

Após 12 horas de combate às chamas, o Corpo de Bombeiros controlou por volta das 4 horas desta quarta-feira o incêndio.

O temor era que o fogo atingisse as casas das vilas Cidade Verde e da Paz, que ficam nas proximidades do parque, mas as residências não foram afetadas. Da área total do parque que é de 23 mil hectares, pelo menos dois foram destruídos no incêndio.

CONDENADA BABÁ QUE TORTURAVA GÊMEOS

A babá Cristiane Prestes de Azevedo, de 35 anos, foi condenada a sete anos e 11 dias de prisão por torturar um casal de gêmeos entre os meses de julho e dezembro de 2010, na cidade de Caxias do Sul.

Cristiane foi flagrada torturando as crianças por câmeras instaladas pelos pais dos gêmeos na casa da família, em dezembro de 2010, cuja ação foi admitida pela babá em juízo. 

Os pais desconfiaram dos maus tratos ao notarem pequenas marcas no rosto das crianças, choro excessivo, lesões nas costas e pernas e um dos bêbes estava até com a clavícula quebrada. A família resolveu instalar câmaras de vídeo na moradia e constatou as torturas contra as crianças, na época com 11 meses. 

Em uma das cenas gravadas pelos pais mostram a babá atirando os bebês no trocador de fraldas e em um sofá. Já em outra cena a babá segura as crianças pelos braços e, sem que elas esboçassem qualquer movimento, bate violentamente a cabeça de uma contra a outra.

A juíza, da 3ª Vara Criminal do Fórum de Caxias do Sul, Sonáli da Cruz Zluhan, informou que a decisão proferida na segunda-feira é em primeiro grau e a babá ainda pode recorrer da pena.

38 MUNICÍPIOS DO RS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA


Além dos municípios que já tinham decretado situação de emergência, mais 11 municípios (Arroio do Tigre, Boa Vista das Missões, Cristal do Sul, Doutor Ricardo, Jaboticaba, Nova Palma, Pinhal, Pouso Novo, Seberi, Segredo e São José do Herval) enviaram à Defesa Civil decretos de situação de emergência em função da estiagem que afeta 232.173 pessoas em território gaúcho.

Com esses novos municípios que decretaram situação de emergência, chega a 38 o total de cidades gaúchas afetadas pela estiagem

Já o número de municípios que já emitiram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) também aumentou, para 21. Entraram para a relação Anta Gorda, Boa Vista do Buricá, Cachoeira do Sul, Campos Borges, Capão do Cipó, Humaitá, Novo Cabrais, Redentora, Restinga Seca e São Valério do Sul. 

Em casos de estiagem, após a homologação da situação de emergência, a Defesa Civil envia cestas básicas, caixas d'água, caminhão pipa, filtros e até grãos para alimentar gado, dependendo das necessidades dos municípios.

Já decretaram emergência:

- Arroio do Meio
- Arroio do Tigre
- Barra Funda
- Boa Vista das Missões
- Cerro Branco
- Chiapeta
- Constantina
- Coronel Bicaco
- Crissiumal
- Cristal do Sul
- Cruzeiro do Sul
- Doutor Ricardo
- Engenho Velho
- Fontoura Xavier
- Fortaleza dos Valos
- Frederico Westphalen
- Ibirubá
- Ilópolis
- Jaboticaba
- Joia
- Lagoão
- Liberato Salzano
- Nova Palma
- Novo Xingu
- Palmeira das Missões
- Passo do Sobrado
- Pinhal
- Pinhal Grande
- Pouso Novo
- Putinga
- Rodeio Bonito
- Santa Cruz do Sul
- São José do Herval
- São José das Missões
- São Pedro das Missões
- Seberi
- Segredo
- Vila Maria

Emitiram NoPred:

- Anta Gorda
- Barros Cassal
- Boa Vista do Buricá
- Cachoeira do Sul
- Campos Borges
- Capão do Cipó
- Herveiras
- Humaitá
- Lagoa dos Três Cantos
- Novo Cabrais
- Novo Tiradentes
- Pontão
- Progresso
- Redentora
- Restinga Seca
- Rondinha
- São Paulo das Missões
- São Valério do Sul
- São Valentim do Sul
- Serafina Corrêa
- Tapera