CAMAQUÃ – IFSUL, CAMPUS CAMAQUÃ, OFERECE DOIS NOVOS CURSOS

O campus Camaquã está oferecendo dois novos cursos para o Vestibular de Verão 2013: Técnico em Informática - Integrado e Técnico em Eletrotécnica - Subsequente.

Os estudantes de Camaquã e região que estão concluindo o ensino fundamental têm agora uma nova opção de curso técnico de nível médio, é o curso técnico integrado de Informática. O curso, do eixo de informação e comunicação do catálogo nacional de cursos técnicos do Ministério da Educação, visa formar cidadãos capazes de desenvolver soluções de software para as mais diversas aplicações: de jogos digitais a sistemas de tempo real, passando por sistemas comerciais e de comunicação. Além da competência para o desenvolvimento de software, o egresso no curso técnico de informática será capaz de realizar manutenção preventiva e corretiva de computadores e também instalar e administrar redes de computadores.

Segundo dados do IBGE, a área de informática é a que mais cresce no país e a segunda em número de vagas em aberto, atrás apenas da área da saúde. O mercado de trabalho para profissionais da área é bastante amplo, pois as competências desenvolvidas no curso são desejadas por empresas de diferentes áreas, que contratam os profissionais de informática para atuar nos mais diversos setores.

As aulas do curso técnico em Informática acontecerão no turno da tarde, tendo, nos dois primeiros anos, aulas também no turno da manhã, duas vezes por semana. A duração do curso é de quatro anos e o formando recebe o título de técnico em Informática, juntamente com a conclusão do ensino médio.

Para aqueles que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio, a nova opção é o curso Técnico em Eletrotécnica. Este curso é do eixo tecnológico de controle e processos industriais do catálogo nacional de cursos técnicos do Ministério da Educação, e visa formar um profissional que, agindo conforme normas técnicas e procedimentos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde, está habilitado para projetar, instalar, operar, e manter elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de elaborar e desenvolver projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para instalações de telecomunicações em edificações.

Este profissional pode atuar em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, indústrias, empresas da construção civil, fábricas e prestadoras de serviços.

As aulas do curso técnico em Eletrotécnica ocorrerão no turno da noite.


Fonte: IFSul, Campus Camaquã